Grande Curitiba

PAM-NUPDEC: Simulado de incidente com gás integra equipes e valoriza ações de prevenção em conjunto

A produção e transporte de cargas nas empresas envolvidas foram suspensas durante o simulado e mais de 800 funcionários participaram do treinamento de evacuação de seus locais de trabalho
21 de outubro de 2022 às 15:15
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (20), integrantes do Plano de Auxílio Mútuo – Núcleo de Proteção e Defesa Civil (PAM-NUPDEC) participaram de um simulado de incidente com gás (GLP) na região do Jardim Alvorada, em Araucária. O treinamento envolveu diversos órgãos vinculados a questões de segurança, incluindo o Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, Bombeiros, Defesa Civil de Araucária e PRF, além de quatro grandes empresas na região do Jardim Alvorada: Ultragaz, Utingas, Copa Energia e Supergasbras. A produção e transporte de cargas nessas empresas foram suspensas durante o simulado e mais de 800 funcionários participaram do treinamento de evacuação de seus locais de trabalho.

O PAM-NUPDEC é uma cooperação entre empresas e poder público para ações preventivas contra incidentes em áreas das empresas. A simulação é uma oportunidade de integrar diferentes agentes por meio de situações fictícias de emergência e atende a questões previstas em lei. No simulado desta quinta-feira (20) houve a situação fictícia de escape persistente de gás. Além de ser preciso conseguir interromper a circulação de gás (neste caso, com fechamento de chave manual) para evitar incêndio, a equipe de atendimento teve que verificar outros riscos possíveis. Ao soar a sirene de alerta, inicia-se a comunicação rápida entre as empresas vizinhas, que repassam o alerta a todos os funcionários.

Este simulado estava sendo preparado há alguns meses pelas instituições envolvidas no PAM-NUPDEC e evidencia a importância do trabalho articulado entre as instituições. Cada órgão envolvido, seja do poder público ou das empresas, sabe a sua tarefa a ser realizada, de acordo com sua área de atuação. E o entrosamento entre todas as áreas é fundamental para o sucesso da ação. Enquanto a brigada de incêndio da empresa e os bombeiros estão mais próximos da ocorrência, as equipes do Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, Defesa Civil e PRF são fundamentais para a suspensão necessária de circulação de veículos em algumas vias, bem como a colaboração na retirada segura dos trabalhadores das empresas.

AÇÕES SIMULTÂNEAS – Nesse mesmo tempo de contenção da circulação de gás, há a simulação de queda de um funcionário idoso de uma escada próxima à estrutura onde há o vazamento. Com fratura no braço e na perna, a simulação envolve a equipe de atendimento da empresa, que o retira do local de maior risco e aciona os bombeiros. Esse trabalhador, supostamente em estado grave, é transportado para atendimento hospitalar com uso de helicóptero.

Além disso, os funcionários das quatro empresas envolvidas saem dos seus postos de trabalho para os ‘pontos de encontro’ (dentro de cada unidade) e, na sequência, se deslocam à pé, e de maneira organizada, para um ponto seguro (definido pelo PAM-NUPDEC) fora das empresas, já na marginal da rodovia do Xisto, onde encerra-se a simulação.