Grande Curitiba

Alunos de escolas municipais participam de projeto de Mini-Badminton

As atividades de Mini-Badminton com os alunos ocorrem no período de contraturno escolar. Em 2022, cerca de 40 alunos estiveram envolvidos nesse projeto
1 de dezembro de 2022 às 18:05
(Foto: divulgação/SMED)

COM ASSESSORIAS – Alunos das escolas municipais Arlindo Druszcz, Balbina de Souza e Maria Aparecida Torres participam de um projeto de atividade esportiva por meio do Mini-Badminton, um esporte praticado com uma peteca e uma raquete e que teve origem na Índia. A iniciativa do projeto, que começou em 2021, é do professor de educação física Cássio Murilo Trevisan, da rede municipal de ensino e o projeto é inspirado no que ele já desenvolve com turmas da rede estadual, com apoio da Badminton Federação Paranaense (BFP). O professor é um dos fundadores e atual presidente da Associação Esportiva Badminton. As atividades de Mini-Badminton com os alunos (4º, 5º e 9º anos) ocorrem no período de contraturno escolar. Em 2022, cerca de 40 alunos estiveram envolvidos nesse projeto.

Segundo o professor, o objetivo desse projeto é “possibilitar práticas educativas aos estudantes e a oportunidade de vivenciar o Badminton, ampliando o conhecimento para além das aulas regulares de Educação Física, promovendo uma integração familiar com a escola, bem como, integração social, por meio do desenvolvimento de aulas teórico/práticas”. Os materiais utilizados no projeto foram adquiridos em parceria com a Federação, por meio do projeto Badminton nas Escolas Públicas. Cássio explica que as atividades do projeto são inspiradas em trabalhos realizados na Espanha e Portugal e que o Brasil ainda tem pouca literatura nessa área, por isso, é tratado como um projeto-piloto.

As primeiras atividades (em 2021) com as turmas ocorreram por meio on-line por ocasião da pandemia de Covid-19. Os alunos tiveram acesso a vídeos sobre a modalidade, as regras, curiosidades e sugestões de atividades possíveis de se realizar em casa. Com o retorno das atividades presenciais nas escolas, o projeto passou a ser presencial e com os cuidados sobre máscara, distanciamento e higienização dos itens utilizados. O projeto se estende ao longo do ano e acompanha o calendário escolar das unidades educacionais e conta com a orientação de profissionais da Secretaria de Educação (SMED).

Na última segunda-feira (28), a Escola Arlindo Milton Druszcz recebeu o II Festival de Badminton. O evento marcou o encerramento das atividades do projeto em 2022 e a confraternização entre os núcleos do projeto nas escolas.