Grande Curitiba

Artesão araucariense está representando Araucária na 33ª Feira Nacional de Artesanato

Pedro Fernando Czarneski foi selecionado pelo PAB e nesta semana está representando Araucária na Feira Nacional, em Minas Gerais
8 de dezembro de 2022 às 15:58
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – O artesão araucariense Pedro Fernando Czarneski está representando Araucária na 33º Feira Nacional de Artesanato, que está acontecendo nesta semana em Minas Gerais. Pedro foi selecionado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) para participar da feira nacional, a qual está reunindo representantes de todos os estados brasileiros e também de outros países.

A feira está acontecendo na Expominas e o pavilhão de exposições conta com cerca de 700 stands com artesãos. O evento espera receber milhares de pessoas até o próximo domingo (11), último dia de feira.

O artesão está comercializando peças das mais variadas técnicas que produz, entre elas pinturas em telha, em madeira, em cerâmica, ímãs, chaveiros e demais souveniers e, também, peças em papietagem (colagem na madeira). “O PAB é bem criterioso nas seleções. O nosso artesão passou em todos os quesitos e foi selecionado principalmente porque trabalha com matéria-prima natural, ou seja, vidro e madeira, por exemplo. Além disso, ele expressa em suas peças a cultura da região, fator também importante para a classificação”, comentou Maria de Lourdes Cardozo de Lima, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Pedro trabalha com artesanato há 24 anos e há 18 anos é cadastrado no Programa de Arte e Artesanato de Araucária. Suas peças podem ser encontradas na Casa do Artesanato, localizada no parque Cachoeira, ou diretamente com ele. “Excelentes artesão de todo o país enviaram os trabalhos para seleção. Então, estar entre os aprovados é uma satisfação muito grande. É como uma confirmação da qualidade do meu trabalho e também uma oportunidade e tanto de aprendizado”, celebrou.

Pedro complementou dizendo que as feiras sempre oferecem duas coisas muito importantes: a visibilidade e o contato com o público, que, em muitos casos, não conheceria aquele trabalho se não estivesse ali exposto fisicamente. “O fato de ser um evento nacional aumenta ainda mais esse efeito, o que por si só já é ótimo! Minha expectativa nesta feira vai além da comercialização. Num evento como este tenho a oportunidade de aumentar minha rede de contatos e fazer o meu trabalho ir mais longe”, finalizou.