Grande Curitiba

Mais famílias participam de reuniões antes de receber as casas do Residência Cidadã

O próximo condomínio de casas a serem entregues fica na rua Cisne, no jardim Plínio
6 de janeiro de 2023 às 15:18
(Foto: Divulgação/SMAS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está realizando reuniões, que fazem parte de um trabalho técnico, com as famílias contempladas no programa Residência Cidadã. O programa fornece casas a famílias com crianças em extrema situação de risco e vulnerabilidade social. Vale lembrar que estas famílias são criteriosamente avaliadas pela SMAS e que não há cadastro nem lista para participar (como no caso de programas habitacionais da Cohab), até porque o público e os recursos financeiros para este programa são específicos e bem definidos.

No fim do ano passado, o primeiro condomínio do Residência Cidadã foi entregue aos beneficiados e, nos primeiros meses deste ano, mais casas serão entregues. O próximo condomínio fica no jardim Plínio, na rua Cisne, e está em fase final de execução.

Na última quinta-feira, 05 de janeiro, no período da manhã, a SMAS reuniu-se com as famílias que serão beneficiadas neste lote, fez esclarecimentos e as levou para conhecer a obra. “Este lote é composto por 14 casas térreas, sendo uma delas adaptadas para PcD (Pessoa com Deficiência). Os imóveis seguem o padrão de 40/50m², conforme projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL)”, disse uma das representantes da SMAS.

Já no período da tarde, mais famílias selecionadas para outro lote de residências do programa (condomínio localizado no bairro Costeira, na rua Teodósia Lukalski) também participaram de reunião e conheceram os imóveis que ainda estão em construção. Estes também estão previstos para serem entregues em breve, no primeiro semestre do ano. Trata-se de um condomínio no bairro Costeira, composto por 40 unidades habitacionais no modelo superposta, sendo duas destinadas à PcD.

O PROGRAMA

O programa Residência Cidadã foi instituído por Lei e fornece as casas por 20 anos às famílias selecionadas, sob um termo de cessão de uso.

Durante este período, uma Comissão de Fiscalização fará averiguações nos imóveis. Decorrido o prazo, e se tudo correr dentro do esperado, a cessão de uso é convertida em doação.