Grande Curitiba

Além do processo de adoção, pessoas podem auxiliar crianças e adolescentes de outras maneiras

Em Araucária estão disponíveis os programas de Apadrinhamento e Família Acolhedora
13 de janeiro de 2023 às 17:15
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – O processo de adoção de crianças e adolescentes que precisam de um lar é bem conhecido pela população em geral, mas o que muita gente não sabe é que além da adoção existem outras oportunidades de convivência e colaboração com essas crianças e adolescentes. Todos os meios são importantes já que muitas crianças e adolescentes são afastados da família para própria segurança por medida judicial. Leia o texto e saiba um pouco mais sobre eles.

Existem ações devidamente avaliadas e autorizadas pela Justiça em que os envolvidos são acompanhados por técnicos de diversas áreas antes mesmo da habilitação e no período de convivência. Em Araucária estão disponíveis os programas de Apadrinhamento e Família Acolhedora. Sendo que o Apadrinhamento pode acontecer de 3 maneiras: afetivo, prestação de serviços e financeiro. No ano de 2022 havia 5 cadastrados para apadrinhamento efetivo na cidade, 3 cadastrados para apadrinhamento de prestador de serviços e 2 cadastros para apadrinhamento financeiro. Todas as colaborações são bem-vindas, tanto por parte da sociedade em geral ou de empresas.

Alguns exemplos do auxílio dos padrinhos de apadrinhamento afetivo são passeios e atividades de lazer e momentos alegres. Dos padrinhos no âmbito financeiro, há quem doe produtos de higiene, limpeza e alimentos, de acordo com a demanda da Casa de Acolhimento.

No quesito prestador de serviços, tem quem disponibilize serviços variados de acordo com a demanda da casa, como serviço de costura, reparos de roupas e doações de roupas. Além disso, as crianças e adolescentes ganharam aulas de Muay Thai, atendimento odontológico em um consultório particular e também doação de óculos quando necessário em uma ótica da cidade. Em datas festivas como o Dia das Crianças, Festa Junina e o Natal, a Casa de Acolhimento de Araucária geralmente é acionada por grupos interessados em realizar atividades especiais, com brinquedos de festa e alimentação.

PARA APADRINHAMENTO: (41) 3614-1428 (Casa de Acolhimento)

Portaria sobre Apadrinhamento: CLIQUE AQUI

PARA FAMÍLIA ACOLHEDORA: (41) 3614-1702 ou [email protected]
O Serviço de Acolhimento Familiar de Araucária, se propõe a cadastrar e preparar as famílias da comunidade para acolherem provisoriamente crianças/adolescentes de 0 a 18 anos, que foram afastadas temporariamente da família de origem, sob medida de proteção, devido a situações de violações de direitos ou situações de risco de sua integridade física ou psicológica. A família cadastrada no serviço recebe além de capacitação, acompanhamento e orientação da Equipe Técnica Psicossocial do Serviço, além de um subsídio financeiro,

Lei que institui o acolhimento familiar: CLIQUE AQUI
Decreto que regulamenta a Família Acolhedora: CLIQUE AQUI

PARA ADOÇÃO: Entre em contato com a Casa de Acolhimento citada acima ou com a Vara da Infância e Juventude. Telefone/WhatsApp Vara da Infância de Araucária: (41) 3358 4395. E-mail: [email protected] Informações gerais sobre adoção podem ser obtidas pelo link (CLIQUE AQUI MATERIAL SOBRE ADOÇÃO).