Grande Curitiba

Aulas começam em 06/02 para a grande maioria dos estudantes da rede municipal de Araucária

Nessa semana, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) já inicia a formação para todos os 103 diretores diplomados no fim de 2022 para o mandato nas unidades educacionais no período de 2023-2025
25 de janeiro de 2023 às 12:32
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O próximo dia 06 de fevereiro marcará o retorno do atendimento de quase 18 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Araucária. As unidades estão sendo preparadas para receber as crianças no início do ano letivo de 2023. Há uma exceção importante: o CMEI Professora Alice Montrezol Mattos, no Jardim Industrial, que deve iniciar o atendimento em 06 de março, mas com o novo e amplo prédio aguardado pela comunidade. Neste caso, houve um esforço para que a obra terminasse antes, mas as condições climáticas recentes atrapalharam essa previsão. O novo CMEI Industrial será três vezes maior que a construção antiga (chegará a 1.251 m² de área construída) e muito mais adequado para receber às crianças da região. Vale destacar também, que os CMAEEs (Centros Municipais de Educação Especializados) iniciarão as atividades no dia 13 de fevereiro, devido à especificidade do atendimento em contraturno escolar.

Nessa semana, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) já inicia a formação para todos os 103 diretores diplomados no fim de 2022 para o mandato nas unidades educacionais no período de 2023-2025. Eles foram eleitos durante a Consulta Pública, prevista na lei municipal nº 3.508/2019, por estudantes (12 anos completos ou mais), integrantes do quadro próprio do Magistério, do quadro próprio dos servidores, funcionários terceirizados (em efetivo exercício que atuem por mais de quatro meses consecutivos na unidade educacional) e os pais/mães ou responsáveis legais pelas crianças/estudantes matriculados na unidade. A formação é uma oportunidade de alinhar conteúdos pertinentes à rotina das unidades e de acolher os que estarão à frente de uma unidade pela primeira vez.

INDUSTRIAL – O prazo de início do atendimento no CMEI Professora Alice Montrezol Mattos está previsto para 06 de março levando em conta detalhes que vão além da entrega do prédio para empresa responsável pela construção. Ao mesmo tempo em que a obra está sendo finalizada, a SMED está trabalhando para a implantação de todo o mobiliário necessário, bem como cortinas e outros itens importantes. Enquanto o atendimento não se inicia na nova unidade (em 06 de março), os profissionais do CMEI estarão (a partir de 06 de fevereiro) à disposição da comunidade local na Escola de Gestão (R. Dionizio Grabowski, 65, ao lado do CSU) durante seus respectivos horários de trabalho.

O novo prédio do CMEI Industrial terá 10 salas de aula, uma sala multiuso, área de serviço e administrativa, banheiros acessíveis, refeitório e uma biblioteca. Para melhor aproveitamento do terreno, parte das salas (para as crianças maiores) estará em um piso superior. No terreno haverá ainda um parquinho e área aberta para atividade com as crianças. Em frente ao CMEI, uma área livre contará com uma pequena praça e área de embarque e desembarque para as crianças, trazendo mais segurança no acesso ao edifício. O projeto dessa unidade foi realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL).