Grande Curitiba

EDUCAÇÃO: Quase 900 profissionais terceirizados serão recepcionados para o ano letivo de 2023

A novidade para o ano letivo de 2023 é a chegada de 35 profissionais auxiliares de biblioteca para todas as escolas municipais
1 de fevereiro de 2023 às 16:22
(Foto: divulgação/SMED)

COM ASSESSORIAS – Além dos profissionais efetivos da rede municipal de ensino de Araucária, as unidades educacionais também contam com o apoio importante de quase 900 trabalhadores terceirizados que chegaram para melhorar a organização da rotina desses locais. Os profissionais de limpeza e motoristas, por exemplo, já são funções que ocorrem há alguns anos. A novidade para o ano letivo de 2023 é a chegada de 35 profissionais auxiliares de biblioteca para todas as escolas municipais. Esse grupo de profissionais foi recepcionado nesta quarta-feira (01).

O apoio para a realização de trabalhos específicos voltados para as unidades educacionais do município era uma reivindicação antiga das unidades e que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SMED), vem atendendo ao longo dos últimos anos. Logo após os 35 auxiliares de biblioteca, a SMED fez a recepção de 94 inspetores de alunos e 12 profissionais de lavanderia. Essas duas funções foram novidade em 2022 e eram muito aguardadas.

No caso dos profissionais de lavanderia, o trabalho tem como foco o processo de limpeza e secagem de itens que compõem o enxoval utilizado pelas crianças atendidas nos CMEIs. As recepções são uma oportunidade de apresentar orientações gerais sobre o funcionamento das unidades educacionais e sobre como esses profissionais farão parte da rotina delas. Os grupos mais numerosos de terceirizados na Educação serão recepcionados pela SMED nesta quinta-feira (02). Serão 342 profissionais de limpeza, 191 merendeiras e 200 profissionais de transporte das crianças (entre motoristas e monitoras).

Vale destacar que, no caso dos profissionais terceirizados, a responsabilidade pela seleção dos trabalhadores é total da(s) empresa(s) contratada(s).