Grande Curitiba

Prefeitura adquire novos equipamentos agrícolas para compor a frota do município

Novos equipamentos amplia apoio aos agricultores de Araucária
2 de fevereiro de 2023 às 15:05
(Foto/João Aroldo Rocha)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) recebeu, em janeiro, novos implementos agrícolas. Sendo duas grades niveladoras de 48 discos e um distribuidor de calcário com capacidade de 08 toneladas. Os equipamentos foram comprados com recurso do próprio município, somando R$ 230 mil reais de investimento.

Esta aquisição, trará uma economia significativa nos gastos públicos, graças à durabilidade e capacidade superiores dos equipamentos, o que resultará em menos despesas com manutenção. Além disso, melhorará as condições de trabalho para os operadores, aumentando a eficiência dos serviços prestados à população.

As duas grades adquiridas vão suprir uma necessidade na frota de equipamentos e torná-la mais completa, possibilitando atender a mais regiões. Com a tecnologia avançada de engate e operação, a execução do trabalho será mais ágil e eficiente, atendendo a um maior número de produtores rurais de pequeno porte. Os equipamentos serão distribuídos nas regiões que mais precisam, baseados na quantidade de pedidos e na geografia e transporte.

Antes, a SMAG contava com implementos menores e antigos. Agora com os novos equipamentos, a capacidade de distribuição de calcário será maior e mais rápida. Além disso, o equipamento permitirá aos operadores da Patrulha Rural, Realizar um trabalho mais técnico e de qualidade, corrigindo a acidez do solo e aumentando a produção de forma mais eficiente.

Além disso, a prefeitura está investindo na compra de mais uma escavadeira e retroescavadeira para ampliar o apoio aos agricultores locais. O prazo de execução é de nove meses a partir da publicação do contrato e o prazo de entrega é de até 180 dias após o recebimento da nota de empenho. O contrato é regido pela Lei 8.666/93, Lei 10.520/2002, Processo Administrativo 113661/2022, Edital de Pregão 175/2022.

Serviço:

A assistência aos produtores é fornecida mediante agendamento e a evolução do processo leva em consideração as condições climáticas. Para solicitar os serviços, é necessário comparecer na secretaria das 8h às 12h e das 13h às 17h para realizar o pedido. Produtores rurais interessados precisam ter registro Cadastro de Produtor Rural (CAD-PRO).

A Secretaria Municipal de Agricultura está localizada na rua Profª Kazimiera Szymanski, n° 67, Porto das Laranjeiras.

É importante lembrar que para determinados serviços é preciso ter licença ambiental. Mais esclarecimentos pelo telefone 3614-7530.