Grande Curitiba

Moradores de Araucária estão participando gratuitamente de cursos do Senai por intermédio da Prefeitura

Os cursos profissionalizantes são ofertados de tempos em tempos para os munícipes
3 de fevereiro de 2023 às 11:37
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Nesse mês de fevereiro mais de 100 moradores de Araucária estão fazendo cursos do Senai de maneira gratuita, por meio de um convênio da Prefeitura de Araucária. A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego trouxe 3 unidades móveis que estão instaladas nas seguintes regiões da cidade: o curso de Mecânica de Motocicletas está na Praça da Bíblia, o de Soldagem está no Parque Cachoeira e o de Mecânica Industrial está situado na Praça do Seminário. Durante as aulas os alunos recebem equipamentos de segurança individual e ferramentas necessárias para a prática das aulas nas bancadas portáteis.

O professor do curso de soldagem do Senai, Márcio Bastianelli, diz que os alunos saem preparados para trabalhar na indústria. “Eles aprendem a ter o controle do processo, entendem um pouco sobre as estruturas metálicas, aprendem a fazer junções metálicas, praticam moldagem com processo eletrodo revestido e também MIG e MAG”, descreve.

Um dos alunos da turma de soldagem, José Gabriel Prestes, de 35 anos, conta que já trabalha em metalúrgica, porém era responsável apenas pelos primeiros passos do processo. “Agora poderei realizar a solda em larga escala, tenho possibilidade de subir de nível na empresa futuramente. O curso é ótimo, a qualidade Senai nem se discute”, avalia o aluno.

Para a aluna da unidade móvel da Praça da Bíblia, Ana Caroline Ferreira, de 30 anos, o curso de mecânica industrial deve ser uma chance de ingresso no mercado de trabalho. “Superou minhas expectativas, estamos aprendendo o passo a passo da profissão: como medir, traçar e cortar peças, verificar se está alinhada. Semana que vem vou iniciar o de mecânica básica”, relata a moradora do bairro Boqueirão.

Próximas turmas

Os cursos são profissionalizantes e frequentemente são ofertados para os munícipes em áreas diversificadas. Interessados em turmas futuras devem acompanhar as divulgações oficiais da Prefeitura de Araucária no site e em redes sociais.