Grande Curitiba

Prefeitura de Araucária auxilia agricultores na produção de silagem

Pequenos produtores de Araucária contam com o apoio para a preparação do solo, plantio, colheita e produção da silagem
8 de fevereiro de 2023 às 12:03
(Foto/ Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Agricultura, tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos agricultores do município. Além de fornecer maquinários e assistência técnica para os produtores rurais, também tem se dedicado para apoiar a produção de silagem, que é uma alternativa viável para a alimentação de animais, especialmente no que diz respeito às vacas leiteiras.

A atual administração tem o compromisso de apoiar os pequenos produtores rurais para que possam produzir silagem de maneira mais eficiente e econômica, resultando em uma produção de leite mais sustentável e lucrativa. A silagem é uma opção alimentar para animais, sendo que os tipos mais conhecidos são as de milho e cana-de-açúcar. Para produzir silagem, o processo inclui o corte e trituração da forrageira escolhida, seguido pela compactação para reduzir a presença de oxigênio e garantir resultados satisfatórios. Além disso, é essencial garantir o fechamento adequado do silo para preservar a qualidade da silagem.

O trabalho desta semana, foi na propriedade da agricultora Janete do Rocil Fila, localizada na Lagoa Suja, onde foi realizada a produção de silagem de milho. Para ela, os serviços de silagem são fundamentais, pois estimulam a produção do gado leiteiro. “Não tenho palavras para agradecer todo auxílio prestado pela prefeitura, pois se não fosse esse serviço eu já estaria quebrada, pois não tenho maquinários e eles me dão apoio em tudo que eu preciso. Desde a preparação do solo até a finalização,” afirma. Janete expressa ainda sua expectativa de que o suporte aos agricultores continue e melhore a cada dia.

Além de fornecer os equipamentos necessários, a prefeitura também disponibiliza profissionais capacitados de forma gratuita para operá-los.

Incentivo

Em 2023, já foram registrados mais de 100 inscrições no programa. Em 2022, foram feitos 108 pedidos de silagem de milho, totalizando 432 horas de atendimento. A previsão da SMAG é superar este número neste ano graças às chuvas favoráveis, que resultaram em um excelente crescimento do milho e uma produtividade ainda melhor do que em 2022.

Novos maquinários

Recentemente, a Prefeitura de Araucária adquiriu novos equipamentos agrícolas incluindo duas grades niveladoras e um distribuidor de calcário, com um investimento total de R$230 mil. A aquisição deve resultar em uma economia significativa e melhorar as condições de trabalho para os operadores, além de suprir uma necessidade na frota de equipamentos e ampliar o apoio aos agricultores locais.

Atendimento

O atendimento aos produtores é realizada mediante agendamento e o andamento do processo leva em conta os fatores climáticos do momento. A lei n° 3327 de 2018 criou o Programa de Fomento à Ensilagem, para reserva do alimento produzido para suplementação ao gado nos meses de inverno, quando a qualidade das pastagens diminui consideravelmente. Os produtores rurais beneficiados precisam contar com CAD-PRO (registro rural).

Mais informações

A Secretaria Municipal de Agricultura fica na rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, nº 67, Porto das Laranjeiras. O telefone é (41) 3614-7530.