Grande Curitiba

Prefeitura de Araucária vacina gratuitamente novilhas contra brucelose

Em 2022 foram vacinados 245 animais de 130 produtores rurais do município
15 de fevereiro de 2023 às 17:08
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Em todo território brasileiro é obrigatória a vacinação contra brucelose de todas novilhas – fêmeas bovinas e bubalinas (búfalas), entre 3 e 8 meses de idade, com amostra B19. Para auxiliar na contenção da doença e também ajudar o produtor rural, a Prefeitura de Araucária vacina gratuitamente os rebanhos com o perfil descrito.

O produtor rural deverá cadastrar o nascimento das fêmeas bovinas e bubalinas na Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG). No serviço é agendada a vacinação dos animais quando chegam à faixa etária de até 8 meses. De acordo com a demanda, geralmente são vacinados cerca de 30 animais por mês. Em 2022 foram vacinados 245 animais de 130 produtores rurais do município. Somente os médicos veterinários cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) podem fazer a manipulação e aplicação da vacina.

De acordo com a SMAG, o produtor somente pode movimentar animais para fora da propriedade por meio do Guia de Trânsito Animal – GTA, apenas se estiverem vacinados. Animais com mais de 8 meses de idade, caso ainda não tenham sido vacinados, deverão receber uma outra cepa da vacina, RB51, porém, deverá ser feita por veterinários particulares.

Sobre a doença

A brucelose é uma doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella sp. Pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros ou pelo contato com animais de companhia (cães). A doença, que é responsável por incapacidade para o trabalho ou diminuição do rendimento profissional, atinge principalmente trabalhadores que manejam animais e da cadeia de produção de laticínios, carnes e seus derivados.

Os principais sinais e sintomas nos animais:

Inflamação das articulações;
Inflamação nos testículos (machos);
Aborto recorrente e retenção de placenta.

Principais sinais e sintomas nos humanos:
Febre, sudorese, dor de cabeça, dores musculares, dores articulares, cansaço, perda de peso, náuseas / vômito, mal estar, calafrios, entre outros. A brucelose pode apresentar formas crônicas quando atinge um ou mais órgãos-alvo, como: neurobrucelose, endocardite, espondilodiscite, orquiepididimite, entre outros.

Contato

Para mais informações sobre o programa de vacinação de novilhas (fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade), ligar no telefone de contato do Departamento Veterinário da SMAG: 3614-7562.