Anfitriã do evento, Araucária apresenta suas inovações tecnológicas no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

COM ASSESSORIAS – O município de Araucária foi um dos destaques no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, realizado nesta quinta-feira (16), no Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns da Petrobras. Esta é a 1ª vez que o município foi sede do evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e que visa compartilhar iniciativas para cidades cada vez mais inteligentes e conectadas.
Da parte de Araucária, foram duas apresentações entre as iniciativas selecionadas pela RCD para o evento. A primeira foi sobre “Tecnologia não é gasto, é investimento”, com o diretor de Sistemas da Prefeitura, Nayron Hubel. Em sua fala, Hubel destacou que o serviço público tem muito a evoluir no que se refere a investimento em tecnologia, mas que Araucária “está no caminho certo”. Somente nos dois últimos anos o município investiu cerca de R$ 17 milhões em tecnologia. Entre os cases de Araucária, foi citado o investimento na Infovia (rede de fibra óptica), que resultou na implantação de telefonia via internet (VOIP) dentro da estrutura municipal e, até o momento, em redução de cerca de 50% nas despesas com telefonia. Esse processo continua em ampliação e há estimativa de que a economia para os cofres municipais possa chegar a cerca de R$ 900 mil ao ano.
Os processos 100% digitais foram outra iniciativa apresentada por Araucária. Nayron Hubel lembrou que o benefício vai além da economia com impressões. A tramitação de informações entre as estruturas públicas ganhou agilidade, segurança, padronizou o fluxo de trabalho e ainda reduziu o número de pessoas e de veículos que eram necessários para dar conta do transporte quando tudo era em papel. A implantação de assistente virtual (Grazi) com acesso via WhatsApp, Facebook e site da Prefeitura foi o terceiro case citado. Nesse tipo de atendimento, que pode ser realizado por meio de qualquer plataforma de acesso à internet, cerca de 95% dos encaminhamentos ou soluções (de moradores e servidores municipais) tem ocorrido de maneira automatizada, ou seja, sem precisar de pessoas atendendo.
SIMPLES E GRATUITO – O segundo momento da apresentação de Araucária no Fórum teve como tema “Rotativo Araucária: ESTAR de graça”, com Luiz Gouvea, diretor de Trânsito. O rotativo de Araucária tem sido referência para diversos municípios pela sua gratuidade, facilidade de uso e pela tecnologia empregada no controle de tempo das vagas. Conforme o diretor de Trânsito, a experiência de sucesso em Araucária mostra o uso da tecnologia “a partir das necessidades definidas pelo município”. Em Araucária, o condutor deixa o veículo na vaga do ESTAR e tem direito ao uso por até duas horas. A única preocupação que precisa ter é somente a de respeitar o limite de tempo ou de mudar de setor (antes de vencer as 2h) caso precise continuar estacionado. É simples de usar: não há utilização de papel, não é necessário comprar nada ou de informar a alguém.
A fiscalização dessas vagas do rotativo é realizada de maneira automatizada por meio de câmeras acopladas em viaturas das equipes de Trânsito. O uso da tecnologia para a fiscalização dispensou a necessidade de dezenas de profissionais que teriam que estar pelas ruas para este controle. A fiscalização de maneira eletrônica também permite o registro rápido e adequado sobre os casos de infração no uso das vagas e, com isso, a garantia da credibilidade sobre o funcionamento do ESTAR.
PREMIAÇÃO – Durante o evento, prefeitos paranaenses selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) receberam o título de “Prefeito Inovador 2023”. Na ocasião, a vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima, participou da solenidade representando o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini. A premiação para Araucária foi justificada por três iniciativas no município: a instalação de faixas de LED em semáforos; a modernização do serviço público por meio de investimento em smartphones, tablets e computadores e pela disponibilização de atendimento sobre serviços da Prefeitura via assistente virtual.