Grande Curitiba

Plataforma permite consulta online de exames de imagem feitos nas UPAs e no Hospital do Idoso

13 de maio de 2025 às 09:34
(Foto: Fernanda Luvizotto/Feas)

COM ASSESSORIAS – A partir desta segunda-feira (12/5), pacientes que fizerem exames eletivos (agendados) de raio-x e tomografia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal do Idoso (Hiza) poderão consultar laudos e imagens diretamente pela internet.

A consulta será feita por uma plataforma digital específica, a ClickVita, em que o usuário informa o protocolo e senha disponíveis na guia do exame. A ferramenta facilita o acesso aos laudos e elimina a necessidade de deslocamento do paciente até o local onde o exame foi feito.

Segundo dados da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), que gerencia as UPAs e o Hospital do Idoso, são ofertados mais de 12 mil exames de raio-x e tomografia mensalmente. Para o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, a ferramenta digital representa inovação na gestão, com segurança e agilidade.

“A consulta online não apenas moderniza nossos processos, mas também amplia o acesso dos pacientes às informações de saúde”, destaca o diretor.

Quando o exame é solicitado em uma das unidades da rede municipal de Curitiba, como em uma Unidade de Saúde, o laudo e as imagens são integrados automaticamente ao sistema de prontuário, ficando disponíveis para análise do médico solicitante durante a consulta.

No entanto, para obter uma cópia, o paciente precisava ir até a unidade em que realizou o exame, onde recebia um DVD com as imagens e laudo. Caso precisasse apresentar o exame em uma perícia de trabalho, por exemplo, tinha que solicitar a cópia do exame pessoalmente e retirá-la.

“Agora, o usuário pode acessá-lo pela internet, baixá-lo e encaminhar por e-mail para o médico”, explica Daiana Lugarini, gerente do Núcleo de Atenção Especializada (NAE).

Gestão

A Feas é uma fundação pública da Prefeitura de Curitiba. Conta com cerca de 4,5 mil profissionais e gerencia 29 unidades do SUS na cidade, como o Hospital Municipal do Idoso, o Hospital do Bairro Novo, o programa Saúde em Casa.

Também é responsável pelo gerenciamento de 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce, das UPAs Tatuquara, Boqueirão, CIC e Fazendinha, do Complexo Regulador, das Unidades de Saúde Caiuá, Rio Bonito e Pilarzinho, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Central de Transporte Sanitário e da Central Saúde Já Curitiba.