Grande Curitiba

Serviço de Acolhimento Familiar cadastra novas famílias: seja uma Família Acolhedora!

Acolha provisoriamente crianças/adolescentes que foram afastados de sua família de origem por medidas de proteção
22 de fevereiro de 2023 às 15:33
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A próxima capacitação para formar Famílias Acolhedoras em Araucária acontecerá nos dias 04 e 11 de março (em local ainda a ser definido). Candidate-se para contribuir com esse processo entrando em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (41) 3614-1702 ou 9927-3676 (WhatsApp do serviço).

O Serviço de Acolhimento Familiar de Araucária se propõe a cadastrar e preparar as famílias da comunidade para acolherem provisoriamente crianças/adolescentes de 0 a 18 anos, que foram afastadas temporariamente da família de origem, sob medida de proteção, devido a situações de violações de direitos ou situações de risco de sua integridade física ou psicológica.

Uma Família Acolhedora representa para a criança/adolescente a garantia da convivência familiar e comunitária, espaço sadio para expressão de sua individualidade e acesso aos direitos fundamentais. Na Família Acolhedora propicia-se um atendimento humanizado em ambiente familiar, permitindo a continuidade da socialização de criança ou adolescente numa vivência prática em relações sadias e positivas.

A Família Acolhedora assume papel de parceiro no atendimento à criança/adolescente e na preparação para a reintegração familiar ou, excepcionalmente, adoção. A família cadastrada no serviço receberá capacitação, acompanhamento e orientação da Equipe Técnica Psicossocial do Serviço, além de um subsídio financeiro, nos termos da Lei Municipal 3235/2017.

Importante frisar, que as famílias acolhem uma criança ou adolescente por vez, salvo grupo de irmãos. As famílias candidatas, no momento de cadastramento, indicam o perfil e faixa etária das crianças e adolescentes que pretendem acolher, considerando sua capacidade e disponibilidade, pois um dos fatores principais, para além do afeto e capacidade de ofertar cuidado e proteção, é a disponibilidade de tempo.

A Vara da Infância e Juventude é quem encaminha as crianças, sendo algumas com poucos dias de vida, até adolescentes em transição para a vida adulta. Na prática a Família Acolhedora funciona como um serviço público relevante e também um concreto ato de AMOR e responsabilidade social na PROTEÇÃO INTEGRAL com crianças e adolescentes.

Requisitos para ser Família Acolhedora

– Ter mais de 18 anos (solteiro ou casado)
– Não ter interesse em adoção
– Residente em Araucária há pelo menos 1 ano
– Concordância de todos os membros da família
– Possuir espaço adequado para acolher a criança ou adolescente
– Ser aprovado como apto no processo pela equipe técnica do serviço de acolhimento familiar
– Participar das capacitações, comparecer às reuniões do processo e seguir as orientações da equipe
– Disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes.

Contatos

Telefone: (41) 3614-1702 ou 9927-3676 (WhatsApp do serviço)
E-mail: [email protected]