Grande Curitiba

BAIXA PROCURA: 2 mil Famílias de Araucária inscritas no Cad Único podem trocar antena parabólica convencional por digital gratuitamente

As famílias beneficiadas receberão um kit gratuito com antena digital e que será instalado gratuitamente na residência com atendimento agendado
24 de fevereiro de 2023 às 15:59
(Imagem: Pexels/Rafa Sants)

COM ASSESSORIAS – Por meio de um programa federal “Siga Antenado”, vinculado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Araucária está na lista de municípios em que 2 mil famílias da cidade inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e que assistem TV por meio de antena parabólica convencional, podem trocar o equipamento por um kit gratuito da nova parabólica digital. Porém segundo relatório da Siga Antenado, apenas 21 pessoas que têm esse direito solicitaram e tiveram o kit instalado em casa em Araucária. Importante frisar que esta ação não tem relação direta com a Prefeitura nem com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O contato deve ocorrer por meio do site do programa (https://sigaantenado.com.br/) ou do 0800-729-2404.

Vale ainda destacar que o benefício vale apenas para inscritos em programas sociais federais e que façam uso de antena parabólica convencional (devidamente instalada e conectada à TV). A mudança desse tipo de antena se faz necessária em decorrência da frequência que passará a ser utilizada para o sinal 5G de telefonia. As famílias beneficiadas receberão um kit gratuito com antena digital e que será instalado gratuitamente na residência com atendimento agendado. Para o agendamento desses kits será preciso fornecer o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.

De acordo com informações do programa, o novo equipamento a ser instalado (parabólica digital) na casa das famílias contempladas deve garantir, entre outras vantagens, imagem mais nítida, som de melhor qualidade e a oferta de canais continuará sendo gratuita.

IMPORTANTE: A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS, não tem acesso sobre o banco de dados das famílias utilizado nesse programa federal de troca gratuita de antenas. Questões pontuais, bem como dúvidas, devem ser resolvidas pelo interessado diretamente via site e o telefone 0800 já informados no texto.

PRECISA COMPRAR: Já quem NÃO está inscrito em programas sociais do Governo Federal, mas usa antena parabólica convencional para assistir TV aberta precisará adquirir novos equipamentos para continuar recebendo o sinal de TV (com melhor qualidade de áudio e vídeo). Segundo o programa, “já existem kits com a nova parabólica digital, conversor e cabos disponíveis no mercado e podem ser comprados em lojas de varejo na sua cidade ou através das lojas on-line dos fabricantes”.

NÃO MUDA: Quem possui antena de TV externa (instalada no telhado), antena interna (instalada ao lado da TV) ou antena de TV por assinatura não precisará fazer nada porque nada mudará sobre a transmissão dos canais para essas situações.