Grande Curitiba

PROJETO ESTUDAR: Educação lança material pedagógico próprio para alunos da rede municipal de ensino

Nesta etapa, serão cerca de 4 mil alunos beneficiados, além de 160 professores
28 de fevereiro de 2023 às 12:02
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (27) ocorreu a entrega oficial e simbólica dos primeiros exemplares do material pedagógico EstudAr para estudantes de 4º e 5º anos da Escola Municipal Senador Marcos Freire. Ao longo desta semana, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Educação (SMED), entregará os materiais para todas unidades educacionais para atender os estudantes destes períodos do ensino fundamental.

Além de autoridades municipais, prestigiaram o lançamento do projeto a secretária municipal de Educação de Pinhais – Andrea Franceschini e a secretária municipal de Educação de Contenda -Lilian Kelly Wietzycoski. A equipe que desenvolveu o material pedagógico foi homenageada durante o evento com a entrega de uma menção honrosa referente aos serviços realizados para pesquisa e elaboração do material pedagógico estruturado EstudAr, em prol da qualidade do trabalho pedagógico para as crianças e/ou estudantes matriculados nas unidades educacionais da rede pública de ensino do município de Araucária.

Nesta etapa, serão cerca de 4 mil alunos beneficiados, além de 160 professores. Este material faz parte do Projeto EstudAr, que visa a elaboração e uso de materiais estruturados que valorizam questões do Referencial Curricular de Araucária e que visam que “os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, valorizando a identidade e as especificidades do contexto social em que estão inseridos”. O Projeto EstudAr recebeu duas importantes premiações em 2022, ano de sua criação.

O material atual tem como foco os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Mas a SMED trabalha para que o conteúdo seja ampliado e também que possa chegar a alunos de outros anos do ensino fundamental. A elaboração desse inédito material pedagógico na rede de ensino ficou sob responsabilidade de professores da rede municipal e com contribuições das equipes de ensino da SMED. A concepção do município, a educação do campo, a educação inclusiva, as relações étnico raciais e a valorização das características históricas, culturais e sociais do município são alguns dos elementos valorizados neste projeto.

PRÊMIOS –  O Projeto EstudAr recebeu duas importantes premiações em 2022. Ele conquistou o terceiro lugar no Prêmio Destaque Educação 2022, do Institute of Technology and Education (Iteduc), em âmbito nacional, na categoria “Inovações na Secretaria de Educação”. Poucos dias depois, esse projeto da SMED foi dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que é de iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) e valoriza “projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade”. A cerimônia de premiação desse prêmio foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.