Grande Curitiba

A importância do marketing médico

Especialista explica o que é o que não é permitido pela lei e dá dicas de como atrair pacientes
18 de março de 2023 às 15:30
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Dados da pesquisa realizada pela Livance em 2021, apontam que mais da metade dos médicos, 55% dos entrevistados, não usam estratégias de marketing para divulgação de seus serviços. Segundo a pesquisa, a maioria dos médicos indica falta de conhecimento na área para a criação de suas divulgações. A pesquisa, contudo, revela que o número coletado em 2021 foi 60% maior do que o coletado no ano anterior (2019), o que indica que cada vez mais médicos estão buscando investimento em marketing como forma de divulgação.

Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o marketing médico é uma importante ferramenta para a divulgação dos serviços e para a captação de pacientes. “A quantidade de médicos é cada vez maior, e a concorrência cada vez mais acirrada. Ou o médico se vê como um negócio, ou ele não vai atingir suas expectativas de sucesso profissional. Além disso, os pacientes estão cada vez mais conectados, buscando conteúdo e referências no ambiente digital antes mesmo de marcar a consulta. As indicações ainda são uma base forte para a captação de clientes, porém muitas vezes isso não é suficiente, sendo importante que os profissionais médicos saibam se posicionar nas mídias para garantirem ainda mais a credibilidade de seus serviços”, afirma o especialista.

Contudo, médicos que querem investir em marketing devem estar atentos a algumas limitações legais, além de buscarem as melhores estratégias e resultados. “A publicidade médica é regulada pelo Conselho Federal de Medicina, que estabelece normas que limitam algumas iniciativas promocionais, sensacionalistas e conteúdos dúbios e até inverídicos, portanto, é importante que os profissionais estejam atentos a isso antes de iniciarem suas campanhas e divulgações.

Como investir em marketing médico

Apesar das restrições do CFM, o investimento em marketing médico é uma estratégia necessária, que contribui para dar mais visibilidade ao profissional, colocando-o como uma referência na área e, consequentemente, aumentando o número de pacientes e lucratividade. “As vantagens são inúmeras, como o estabelecimento de um bom relacionamento com o público, maior conhecimento do público-alvo, propagação de conteúdo relevante, mensuração de resultados, oferta de comunicação em diferentes canais, melhor custo-benefício e construção de uma autoridade na internet”, conta o especialista.

Para alcançar esses objetivos, Frederico indica que o primeiro passo é entender o que se quer com o marketing médico. “Como em todo o processo de marketing, é primordial definir os objetivos da marca, entendendo o que se quer atingir, que pode ser um número maior de agendamentos, maior visibilidade, propagação de conteúdo e ganho de autoridade, mais faturamento, etc”, explica. Com o objetivo bem estruturado fica mais fácil entender quais ações de marketing e comunicação são necessárias. “A marca precisa ocupar um espaço na mente do seu consumidor. É importante ser lembrado por uma característica que diferencie o trabalho do médico dos demais”, completa.

Dicas para um bom marketing médico

– Marketing de conteúdo: a geração de conteúdo relevante deve ser a base das ações de marketing médico, uma vez que tanto pacientes quanto a mídia tem uma grande necessidade disso. Se o médico quer se tornar uma autoridade na área, por exemplo, ele pode investir em criar conteúdo para pessoas comuns buscando esclarecer dúvidas, como para colegas de profissão, com temas mais aprofundados. Já se o objetivo for ter mais clientes na clínica, o profissional pode trabalhar conteúdos sobre a importância de exames médicos preventivos, acompanhamento médico especializado e esclarecimento sobre as suas especialidades.

– Tenha uma identidade de marca clara e atrativa: a identidade de marca é aquilo que vai ficar registrado na memória das pessoas, podendo ser o nome do médico(a) ou da clínica. Neste processo é importante pensar nas cores usadas, fontes e demais questões visuais que possam ser marcantes ao seu público. Uma vez que a identidade esteja criada, ela deve estar em todas as comunicações, inclusive nas redes sociais, conteúdos e vídeos.

– Esteja ativo no ambiente digital: a presença digital tem a grande capacidade de posicionar melhor a clínica, para isso invista em canais de propagação de conteúdos e que contem com um atendimento ágil para caso de dúvidas dos pacientes. As redes sociais são ótimas para isso, assim como o whatsapp, lembrando que se deve ter uma equipe treinada para dar respostas. Estar bem pontuado no Google também é importante, assim como disponibilizar depoimentos de pacientes que reforcem a tradição e o atendimento ágil e humano realizado pelo corpo clínico.

– Invista em Comunicação Estratégica: É importante utilizar ferramentas digitais que ajudam na comunicação e na captação de pacientes. Ela pode ser feita por meio de um site com linguagem adequada e acessível, design responsivo e fácil navegabilidade, com formulários de contato, otimização (SEO) para os buscadores de pesquisas, geração de conteúdo relevante em blog posts, e-books e newsletter, presença nas redes sociais, entre outras ações que irão colocar o médico em contato com seus pacientes também no ambiente digital.