Grande Curitiba

Novas tecnologias, maior eficiência e sustentabilidade chegam às impressoras da Prefeitura

A atualização de tecnologias torna os processos mais eficientes, mais ambientalmente sustentáveis e ainda gera economia para os cofres públicos
13 de abril de 2023 às 11:25
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Em mais uma demonstração de modernização administrativa e inovação tecnológica, a Prefeitura de Araucária está substituindo, de uma única vez, mais de 800 impressoras locadas utilizadas na estrutura pública por equipamentos mais modernos. Além de impressões mais rápidas, os novos equipamentos possibilitam o controle total sobre o fluxo de impressões e também o monitoramento do impacto ambiental da utilização dessas impressoras. A redução do consumo de papel na Prefeitura ganhou força desde quando a tramitação de processos passou a ser 100% digital. A atualização de tecnologias torna os processos mais eficientes, mais ambientalmente sustentáveis e ainda gera economia para os cofres públicos.

No caso das novas impressoras, o controle sobre o fluxo de impressões passou a ser muito melhor e isso contribui para reduzir as situações de impressões desnecessárias. O sistema também possibilita o monitoramento da quantidade de tinta de cada uma das centenas de impressoras vinculadas à rede. A atualização da tecnologia permite ainda estimar o impacto ambiental em decorrência das impressões, como a quantidade de papel, a quantidade de carbono gerado e o equivalente em número de árvores cortadas.

Com a nova tecnologia, a autorização para as impressões passou a ser realizada de maneira individualizada por meio da matrícula do servidor público (ao digitá-la) ou mediante uso do crachá funcional. Uma mudança importante é que agora é possível encaminhar o arquivo para impressão (em nuvem) e poder imprimi-lo apenas quando precisar e em qualquer impressora semelhante que esteja vinculada à rede. Outra vantagem ocorre se um arquivo for, equivocadamente, enviado para impressão. Agora é possível cancelá-lo mais fácil, já que a impressão não é mais imediata e depende do login do servidor diretamente na impressora. Isso evita impressões e custos desnecessários. Em breve, é possível que as novas impressoras também passem a imprimir a partir de comando via celular, recurso que pode melhorar e agilizar o atendimento ao público.

BENEFÍCIOS – Os investimentos da Prefeitura em tecnologia buscam reduzir o consumo de recursos naturais, economizar recursos aos cofres públicos, agilizar processos e ainda facilitar para o morador com atendimentos sem a necessidade de sair de casa (WhatsApp, chat e Facebook). Os processos 100% digitais, por exemplo, deram agilidade, segurança, padronizaram o fluxo de trabalho e ainda reduziram o número de pessoas e de veículos necessários para dar conta do transporte quando todos os documentos eram em papel.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, somente nos dois últimos anos o município investiu cerca de R$ 17 milhões em tecnologia. O investimento na Infovia (rede de fibra óptica de 247km), além de melhorar o acesso à internet nas estruturas municipais, resultou na implantação de telefonia via internet (VOIP) dentro da estrutura municipal. Com isso, o custo da Prefeitura com telefonia teve redução de cerca de 50% (até o momento). O investimento recente da Prefeitura também incluiu a troca de 2.820 computadores e o fornecimento de eletrônicos, como celulares e tablets, a algumas categorias profissionais para seus trabalhos. Em Araucária, o investimento em tecnologia não é tratado como gasto e sim como investimento que, além de proporcionar economia, melhora as condições para o atendimento público e, por consequência, facilita a vida das pessoas.