Grande Curitiba

Educação fortalece ações de diálogo e vínculo com a comunidade para combater baixa frequência e evasão escolar

As mediações nas unidades educacionais proporcionam diálogo entre diferentes estruturas da SMED, a equipe técnica da unidade e a comunidade escolar
2 de maio de 2023 às 16:00
(Foto: divulgação/SMED)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de combater às situações de baixa frequência e de evasão escolar, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Educação (SMED), implantou o Programa “SMED Movimentando a Comunidade” (decreto 39.316/2023). Trata-se de uma oportunidade de dialogar com estudantes e pais sobre a importância, não apenas da frequência, mas do estímulo para que crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, tenham apoio no processo de aprendizagem. Em visita às unidades, a equipe da SMED leva representantes das suas áreas pedagógica e administrativa.

O programa prevê o monitoramento mais detalhado da frequência de cada uma das turmas da unidade. Há sugestão para que o painel com os dados esteja disponível em local visível dos envolvidos e de que as crianças/estudantes tenham ciência deste painel para a conscientização da responsabilidade individual e coletiva sobre a frequência. A baixa frequência é um fator que preocupa porque pode levar à reprovação. Entender as suas causas é fundamental para garantir a continuidade do atendimento educacional tão importante.

As mediações nas unidades educacionais proporcionam diálogo entre diferentes estruturas da SMED, a equipe técnica da unidade e a comunidade escolar. O diálogo com crianças/estudantes ocorre dentro da sala de aula e tem como foco a importância da frequência para a aprendizagem. A primeira unidade a receber a equipe da SMED foi a Escola Municipal Ibraim Antônio Mansur. O aprimoramento do serviço de busca ativa, que é quando uma equipe pedagógica vai atrás da família para verificar a causa da ausência, também está dentro das ações previstas.