Foram castrados 617 animais durante a campanha de Castração Solidária de Araucária

COM ASSESSORIAS – No último mutirão de Castração Solidária em Araucária, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de Abril na Praça da Bíblia, foram castrados 617 animais. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foram castradas uma quantidade específica de cadelas, cachorros, gatas e gatos.
A castração é uma medida recomendada para o controle populacional de animais de estimação e para prevenir doenças que podem se desenvolver na vida adulta do animal, como piometra e câncer no aparelho reprodutivo. Além disso, a castração pode ajudar a reduzir comportamentos agressivos e marcação de território.
O responsável pelo animal não precisa pagar pela castração ou pela medicação pós-operatória, já que esses serviços são fornecidos gratuitamente pela Prefeitura. No entanto, é responsabilidade do dono do animal garantir que o animal esteja em jejum total por 8 horas antes da cirurgia e fornecer os medicamentos pós-operatórios nos horários indicados, além de monitorar os pontos do animal até que cicatrizem, o que pode levar cerca de 7 a 10 dias.
PRÓXIMA CAMPANHA
A próxima campanha de castração solidária ocorrerá entre os dias 24 e 27 de maio na Praça da Bíblia. O programa é destinado a cães e gatos que se enquadrem em uma das três situações: animais resgatados por protetores independentes devidamente cadastrados na SMMA, animais de rua (desde que tenham alguém para cuidar deles durante o pré e pós-operatório) e animais de famílias cadastradas no NIS.
Para solicitar a castração, é necessário apresentar RG, CPF e informações sobre o animal. Isso pode ser feito no portal da Prefeitura, através do aplicativo Atende.Net ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira (Rua Ceará, Bairro Iguaçu).