Grande Curitiba

V Conferência Municipal de Cultura de Araucária busca fortalecer a participação da sociedade civil

A participação da sociedade é importante para enriquecer o debate e discutir demandas
12 de maio de 2023 às 11:40
(Foto: Prefeitura de Araucária)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária, em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizará a 5ª Conferência Municipal de Cultura no dia 24 de maio, às 18h00, no Teatro da Praça. O evento abordará o tema central “A importância do Conselho Municipal de Política Cultural à luz das novas formas de distribuição dos recursos federais”. Além das discussões, haverá a eleição de sete representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes para compor o Conselho Municipal de Política Cultural, cuja função é propor e implementar políticas culturais para o município.

Um dos principais objetivos do evento é fortalecer a participação da sociedade civil nos processos decisórios, destacando a importância da cultura e suas manifestações para o desenvolvimento sustentável de Araucária. Para alcançar esse objetivo, o evento será de caráter mobilizador e eletivo, e contará com uma palestra ministrada por Fernando Cordeiro, Presidente do Fórum de Cultura do Paraná. A palestra abordará o tema central da conferência bem como os provenientes das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, que têm impacto direto no município.

Após a palestra, serão abertas as inscrições dos candidatos a conselheiros. Cada candidato terá um tempo máximo de um minuto para se apresentar aos participantes. Em seguida, ocorrerá a votação, seguida pela apuração dos votos e a posse dos eleitos.

É importante ressaltar que o voto na eleição dos representantes da sociedade civil será direto, facultativo e secreto. Apenas os participantes residentes em Araucária, maiores de dezesseis anos e credenciados na conferência, poderão votar. Servidores públicos municipais, detentores de cargos em comissão e estagiários vinculados ao Poder Executivo Municipal não terão direito a voto.

Cada eleitor poderá votar em até quatorze candidatos e assinar uma lista de controle para evitar duplicidade de votos. Os sete candidatos da sociedade civil mais votados serão eleitos conselheiros titulares, enquanto os sete candidatos seguintes serão considerados suplentes.

O encerramento da conferência está previsto para as 22h30. Poderão participar, representantes do poder público municipal, sociedade civil e entidades interessadas.

Confira aqui o regimento interno da V Conferência Municipal de Cultura e o decreto da convocação da conferência.