Grande Curitiba

FORMAÇÃO: Semana Pedagógica 2023 reforça importância do planejamento e articulação dos profissionais no processo de inclusão

O evento deste ano tem como tema "O processo de inclusão e a implantação do AEE coensino" e é parte da série de formações dos profissionais ao longo do período letivo.
23 de maio de 2023 às 12:25
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Semana Pedagógica 2023 teve início nesta segunda-feira (22) e, ao longo desta semana, vai reforçar a importância do planejamento e articulação conjunta dos profissionais envolvidos no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular de Araucária. O evento deste ano tem como tema “O processo de inclusão e a implantação do AEE coensino” e é parte da série de formações dos profissionais ao longo do período letivo. A informação mais atual da Secretaria Municipal de Educação (SMED) é de que 810 alunos com deficiência fazem parte desse grupo. A Prefeitura de Araucária oferece uma ampla estrutura de apoio pedagógico e também profissionais responsáveis por garantir que o trabalho seja integrado e ocorra o suporte, respeitando as necessidades individuais de cada aluno.

No Auditório do Zilda Arns da Petrobras, professores acompanharam nesta segunda-feira as primeiras apresentações com a temática do processo de inclusão. Araucária já possui um trabalho importante de apoio a alunos com deficiência no ensino regular. Segundo a SMED, o que se busca é fortalecer essa prática, principalmente voltando o olhar para o conteúdo aos professores regentes, aqueles principais de cada turma.

Mas o processo de inclusão vai muito além da sala de aula. O município conta com estruturas para o suporte às necessidades dos alunos, incluindo para atividades em período de contraturno escolar e adaptações de materiais pedagógicos para torná-los mais acessíveis, quando necessário. Os cuidados também podem passar por alguns atendimentos de profissionais de saúde na unidade educacional, em situações específicas. Outro exemplo é o trabalho realizado pela equipe de Alimentação Escolar com os profissionais da unidade educacional (de diferentes áreas) para trabalhar/explicar sobre situações de seletividade alimentar que podem ocorrer com alguns alunos com autismo, por exemplo.

ICMS EDUCAÇÃO – Simultaneamente ao evento com professores, os diretores, diretores auxiliares, professores pedagogos e assessores pedagógicos participaram de um encontro, no Anfiteatro da Prefeitura, sobre a alteração da porcentagem de recursos do Índice de Participação dos Municípios (IPM). A apresentação ficou por conta de representantes da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) e trata do aumento do peso do critério “Educação” na distribuição dos recursos do Estado aos municípios. Com isso, a melhora nos indicadores de qualidade da educação dos municípios passará a ganhar ainda mais importância.