Grande Curitiba

Encerramento do Maio Amarelo tem lançamento de concurso cultural para estudantes de Araucária

Neste ano, as ações em Araucária incluíram blitz educativas, palestras em diversas empresas, além das ações no Parque Cachoeira aos fins de semana
31 de maio de 2023 às 16:54
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (31), um evento no Anfiteatro da Prefeitura marcou o encerramento do Maio Amarelo em Araucária. Na ocasião, representantes da Secretaria de Urbanismo/Departamento de Trânsito e da Secretaria de Educação lançaram um concurso cultural sobre trânsito que envolverá crianças do Infantil 5 e alunos do 3º ano do ensino fundamental. Na plateia, diretores, professores e pedagogos esclareceram dúvidas sobre trânsito e souberam das ações realizadas pela Prefeitura em relação à educação no trânsito.

O Maio Amarelo é uma mobilização mundial para a segurança no trânsito e, com isso, para a preservação de vidas. Neste ano, as ações em Araucária incluíram blitz educativas, palestras em diversas empresas, além das ações no Parque Cachoeira aos fins de semana. De acordo com o Departamento de Trânsito, nos quatro fins de semana de maio, foram emitidas 134 credenciais para estacionamento em vagas especiais (31 para PCD e 103 para idoso). Essas credenciais são emitidas ao longo do ano diretamente no Departamento de Trânsito. Também no Parque Cachoeira, a equipe do Departamento realizou a entrega e implantação gratuita de antenas corta pipa nas motos e de protetores de cinto de segurança (carros), além de orientações sobre segurança no trânsito.

No Anfiteatro da Prefeitura, as falas das autoridades ressaltaram a importância da educação para o trânsito, a formação das crianças como multiplicadores de informação junto às famílias e também o papel de pais, professores e outros profissionais da Educação no contexto da região da escola/CMEI. O evento também contou a presença de Valdilson Aparecido Lopes, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

CONCURSO – As crianças do Infantil 5 e do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino poderão participar do concurso cultural com o tema “NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA”. O regulamento será enviado para as unidades educacionais nos próximos dias (via malote). Cada unidade poderá enviar (prazo de 7 de julho) até cinco trabalhos [por turma] desenvolvidos pelos alunos para avaliação no concurso. As crianças do Infantil 5 participarão por meio da elaboração de um desenho. Já os alunos do 3º ano do ensino fundamental participarão por meio da criação de um slogan relacionado ao tema do concurso.

Os três melhores trabalhos de cada categoria receberão prêmios. O melhor desenho e o melhor slogan serão utilizados dentro de futuras campanhas/ações do Departamento de Trânsito de Araucária. Há previsão ainda de que as turmas dos alunos vencedores façam uma visita ao Detran/Curitiba.