Musicalização na Educação Infantil desenvolve a expressão, percepção e interação social das crianças
COM ASSESSORIAS – Desde 2022, a Educação de Araucária passou a contar com uma equipe específica para trabalhar, de maneira mais estruturada, a musicalização nas unidades educacionais que ofertam a educação infantil (Escolas, CMEIs). Trata-se de uma oportunidade de realizar formações sobre a música com os professores da educação infantil, bem como atividades destinadas às crianças com foco na percepção dos sons, na ampliação de repertório musical e no desenvolvimento da expressão, do ritmo e da interação social. As ações de musicalização estão previstas na legislação que trata do ensino na educação infantil.
Ao contrário da visão equivocada de que a música seria apenas uma forma para entreter crianças, na Educação Infantil o uso da música é parte importante do processo pedagógico e apresenta diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. No caso dos bebês, o trabalho de musicalização colabora no processo de acolhimento na unidade e também explora os sons da boca, as palminhas, os movimentos do rosto (importantes para o desenvolvimento da fala), o ritmo e a percepção sobre os sons que estão à sua volta. De acordo com a equipe de musicalização, quando a criança é estimulada, ela se sente mais segura, mais sociável, aprende a escutar e isso tem impacto positivo para a concentração, memória, percepção e aprendizado.
A equipe de musicalização da Secretaria de Educação (SMED) é formada por três profissionais com conhecimento na área e percorre as unidades educacionais ao longo da semana realizando apresentações culturais envolvendo musicalização e contação de histórias, além de ações realizadas diretamente com as crianças, com abordagens adaptadas conforme as idades. Um dos enfoques é oferecer aos pequenos um amplo repertório musical para ampliar os conhecimentos adquiridos junto às famílias. Para as crianças do Infantil 5 (último ano da Educação Infantil), a equipe iniciou recentemente o projeto piloto “Cadê o “lixo” que estava aqui? Virou música! Experimentando e construindo diferentes fontes sonoras: Uma prática musical sustentável e a sensibilização da Educação infantil sobre o consumo consciente” que tem como objetivo a construção de instrumentos a partir de materiais alternativos como canos de PVC, latas e tampinhas. Esses instrumentos são utilizados nas atividades, por exemplo, para compreender as diferentes notas musicais.
FORMAÇÕES – Além da importância de ampliar o repertório dos professores quanto às possibilidades de atividades com as turmas, as formações de musicalização ganharam importância ainda maior após o período de isolamento devido à pandemia de Covid-19. A música é tida como um forte aliado para recuperar a interação entre as crianças e também para o trabalho de estímulo ao desenvolvimento da oralidade dificultada no período de distanciamento social.
Araucária possui 54 unidades que ofertam a Educação Infantil. Para atender a um grande número de professores interessados nos conteúdos de musicalização, a equipe realiza encontros de formação fora da unidade. Neste primeiro semestre de 2023, foram realizados oito encontros de formação continuada sobre musicalização, com turmas lotadas e fornecimento de material de apoio. Para o segundo semestre, a equipe já prepara novos encontros de atualização dos conteúdos.