Grande Curitiba

SEGURANÇA: Transporte escolar particular deve passar por vistoria a cada seis meses

A licença, obrigatória a cada semestre, é fornecida pelo município após a atualização cadastral (da empresa, veículo e motorista) e a vistoria dos itens obrigatórios e de segurança do veículo
8 de agosto de 2023 às 17:18
(Foto: Rafael Nunes)

COM ASSESSORIAS – Um dos preparativos importantes sobre as aulas, que pais ou responsáveis precisam estar atentos, trata-se da garantia da segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes no transporte escolar particular. A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, orienta pais e responsáveis que essas empresas de transporte devem estar com a licença para trafegar em dia. A licença, obrigatória a cada semestre, é fornecida pelo município após a atualização cadastral (da empresa, veículo e motorista) e a vistoria dos itens obrigatórios e de segurança do veículo.

A atuação de empresas sem a devida autorização pode representar riscos à segurança daqueles que são transportados. Por isso, é importante estar atento à situação da empresa de transporte antes de fechar negócio. O veículo deve exibir o cartão de vistoria no para-brisa (canto superior direito). No documento há, entre outras informações, a data de validade da licença. É um direito de quem contrata esse serviço poder confirmar essas informações.

CONTATOS – Denúncias, sugestões, elogios, dúvidas ou reclamações sobre esse transporte particular podem ser direcionados e formalizados via email [email protected] ou via WhatsApp (41)3614-1449 (Departamento de Trânsito). No caso de denúncias sobre transporte irregular (sem vistoria) é importante fornecer informações que ajudem a equipe de fiscalização a realizar o flagrante (nome da empresa, placa, foto, local de atuação, horário de atendimento…).