Secretaria de Saúde implanta equipe de comunicação de agendamentos de consultas especializadas

COM ASSESSORIAS – O que já acontece na rede privada hoje também é realidade na saúde pública de Araucária. Os pacientes que passam pelas Unidades de Saúde e são encaminhados para médicos especialistas, a partir de 15 dias antes da sua consulta já podem receber uma mensagem no celular ou uma ligação da equipe de comunicação de agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde informando a data, o horário e o local da sua consulta.
Neste novo protocolo, não há a necessidade do usuário retirar nenhum tipo de guia física na Unidade de Saúde, o que representa muito mais agilidade e facilidade ao paciente além, é claro, da economia com papel e a contribuição com a preservação ao meio ambiente. “Nesse modelo os pacientes também ganham tempo, pois não precisam ir buscar o agendamento na UBS, evitam exposição desnecessária e nós eliminamos o uso do papel”, explica o secretário de saúde, Bruno Rodelli Mendes Fontes.
Essa equipe foi criada em maio pelo Departamento de Atenção Primária, inicialmente com apenas 5 pessoas, comunicando os agendamentos de usuários de duas UBS´s do município em formato de teste. Em junho a equipe foi ampliada e hoje conta com 16 colaboradores e atende a 100% das Unidades de Saúde fazendo a comunicação das consultas de todos os pacientes da rede.
O coordenador da equipe, Gabriel de Mattos explica que em julho, foram comunicados mais de 4967 agendamentos de consultas ao CEMO (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas), CSMI (Centro de Saúde da Mulher e do Idoso), CEO (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas) e CET (Centro de Especialidades Terapêuticas). “Esse número representa um aumento de 28% nas comunicações de consultas em relação ao mês de junho. A resposta positiva do usuário em relação a esta forma de comunicação foi instantânea”, comenta o coordenador.
Do total de comunicados de consultas de julho, foram 82,5% confirmações de presença; 3,0% solicitações de remanejamento (pedido para mudar de data); 4,4% solicitações de cancelamento e 10% encaminhados para busca ativa (quando a pessoa não responde as mensagens ou não atende o telefone). No caso da busca ativa a equipe solicita que os Agentes de Saúde se dirijam até a casa dos pacientes para comunicar sobre a consulta.
Guia física
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) faz uma ressalva em relação a alguns procedimentos que continuam necessitando da guia física, que são os de responsabilidade das próprias Unidades de Saúde como, por exemplo: os que envolvem bebês de risco e hemodiálise).
Telefone atualizado
A SMSA pede que os usuários mantenham sempre os telefones atualizados na Unidade de Saúde, pois este é o principal canal de comunicação para a comunicação dos agendamentos de consultas e, muito em breve, de exames.