Araucária lança Programa Abraço Mulher

COM ASSESSORIAS – Neste mês de agosto a Prefeitura lançou o Programa Abraço Mulher, uma orientação 24 horas sobre os serviços de amparo e proteção que a cidade oferece para a mulher em situação de violência. Trata-se de uma ferramenta inserida no menu do Chat da Prefeitura que aparece quando visita-se o site da Prefeitura https://araucaria.atende.net/.
Tanto pelo celular, quando pelo computador, na página inicial fica um ícone azul com o desenho de um balão branco de conversa, o chat institucional. Para acessar as informações sobre do Abraço Mulher, você pode abrir a aba do chat e digitar algo. Na sequência, automaticamente o sistema responde com alguns números e opções, onde deve ser escolhido o número 99 – Mais Opções. Dessa próxima etapa já aparece a opção Abraço Mulher – item 18. Vai aparecer esses itens para escolha:
1 – Denúncia sobre situações de violência
2 – Canais de denúncia
3 – CRAM
4 – Patrulha Maria da Penha
5 – Orientações jurídicas
6 – Delegacia da Mulher
7 – Lei Maria da Penha
0 – Voltar ao Menu Anterior
A partir disso a pessoa vai escolhendo o caminho a ser seguido, de acordo com suas necessidades. Podem ser desde informações sobre quais os tipos de violência, número de telefone da Guarda Municipal (153) e Polícia Militar (190) para atendimento em casos de emergência em andamento no momento ou até encaminhamento em tempo real para um atendente do CRAM no próprio chat (opção disponível apenas em horário comercial, em outros horários o encaminhamento é para o WhatsApp da Central Nacional de Atendimento às Mulheres).
O menu ainda indica a possibilidade da mulher que é atendida pelo CRAS ou pelo CRAM relatar ao técnico a situação que está passando e pedir orientação e encaminhamento, nos casos necessários, em casos que envolvam:
1 – Pensão Alimentícia
2 – Guarda de Filhos
3 – Regulamentação de Visitas
4 – Divórcio
5 – Dissolução de União Estável
6 – Investigação e Reconhecimento de Paternidade
7 – Tutela
Canais de denúncia
– Disque 153 e 190 – Telefones da Guarda Municipal de Araucária e Polícia Militar, que realizarão o atendimento em caso de emergência ocorrendo no momento
– Disque 180 ou WhatsApp 61-99610-0180 – Central de Atendimento às Mulheres;
– CRAM – Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher em Situação de Violência.
Sobre o CRAM
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) é o serviço que oferece acolhimento e atendimento psicossocial, visando a orientação e os encaminhamentos necessários à superação da vivência de situação de violência conforme a necessidade e respeitando a decisão de cada mulher. Visa contribuir para o fortalecimento da mulher e para o resgate e/ou promoção de sua autonomia cidadã (atende mulheres com até 59 anos, com mais idade a pessoa idosa deve ser atendida no CREAS).
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h
Endereço: Rua Lourenço Jasiocha, 2273, Centro
Telefone: 41 3614 -1507
e-mail: [email protected]