Grande Curitiba

Saúde promove uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo

Com o lema "Se precisar, peça ajuda!" o mês é marcado por ações de prevenção, informação e conscientização
13 de setembro de 2023 às 17:18
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Porém, o suicídio pode ser prevenido. De acordo com o Ministério da Saúde, saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo pode ser o primeiro e mais importante passo para evitar perdas humanas.

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada ao longo do mês que tem o objetivo de alertar e informar a respeito do tema. Em Araucária, a campanha faz parte das ações voltadas às datas alusivas do Plano Municipal de Saúde e é uma Ação de Educação Permanente que tem como objetivos principais: reduzir internamentos por tentativa de suicídio de moradores de Araucária e também reduzir a taxa de mortalidade por suicídio na cidade.

Uma programação extensa foi organizada pela SMSA envolvendo outros órgãos e secretarias ao longo do mês de setembro. No último dia 05, foi realizada uma live, em parceria com o Projeto Ressignificar da Secretaria de Educação, com a psicóloga do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), Ana Carolina Leskovar.

Nesta quinta-feira (14), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Boqueirão fará uma ação de grupos com usuários pela manhã e a tarde abordando o tema suicídio.

No próximo dia 21, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores receberá uma palestra com a psicóloga, Ana Carolina Leskovar com o tema: Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio. O evento será voltado aos funcionários da Câmara.

Encerrando a programação, no dia 28 será realizado o I Seminário de Prevenção ao Suicídio de Araucária, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal. O evento será realizado das 09h às 16:30h e as mesas serão mediadas pela Enfª Sirlei Lima Selzler. Confira a programação do Seminário:

  • • Conceito de crise suicida; Fatores de risco e proteção; Acolhimento da crise suicida; Rede de Atenção Psicossocial e a crise suicida – Ana Carolina de Souza Leskovar (Psicóloga);
    • Possibilidades para a Prevenção do Suicídio – Sabrina Stefanello (Psiquiatra convidada, Professora do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR);
    • Apresentação dos dados relativos ao primeiro ano de funcionamento do Grupo de Trabalho de Prevenção da Mortalidade por Suicídio de Araucária (GT vinculado à Câmara Técnica de Saúde Mental) – Aline Cristina Zerwes Ferreira (Enfermeira);
    • CAPS Infantil: As possibilidades do trabalho com crianças e adolescentes em rede – Mariah Daher (Psicóloga);
    • Aspectos epidemiológicos e psicossociais do suicídio na infância e adolescência – Laressa Thaís Krefer (Psicóloga);
    • A (não) retomada de vida após TS: Contribuições da Terapia Ocupacional – Danyelle Moroz (Terapeuta Ocupacional).