Araucária aplicará gratuitamente método contraceptivo conhecido no mercado como “Implanon”

COM ASSESSORIAS – Um dos métodos mais modernos e eficazes para impedir a gravidez disponíveis atualmente no mercado passará a ser oferecido gratuitamente em Araucária. O implante subdérmico de etonosgestrel que tem nome comercial de Implanon, na rede privada tem um custo que varia entre R$ 2.500 e R$ 4.000 com a aplicação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), a expectativa é de que a partir do mês de fevereiro já esteja disponível para a população do município. A coordenadora da assistência farmacêutica, Marion Thiessen Helrighel, explica que já foram adquiridos os implantes e os profissionais receberam o treinamento devido para a colocação dos mesmos. “O implante é um bastonete pequeno inserido sob a pele do braço da mulher que pode ser aplicado por médico ou enfermeiro”, explica.
A gerente da Linha da Saúde da Mulher, Priscila Lopes Nogueira Berveglieri comenta que o município estabeleceu um fluxo administrativo e um protocolo para este método anticoncepcional. De acordo com esse protocolo, o Implanon é um método seguro e eficaz e se mostra especialmente indicado a mulheres com rotina diária dinâmica, com fragilidade no autocuidado, e ainda, em situações nas quais uma gestação não planejada tem alto potencial de causar dano à mãe ou ao bebê.
Desta forma, as pacientes elegíveis ao método deverão ter idade de 18 a 49 anos e apresentar uma das seguintes vulnerabilidades: viver em situação de rua; graves problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas; ser portadora do vírus HIV/AIDS; em tratamento de tuberculose; com distúrbios psíquicos que prejudicam a capacidade de autogestão; com déficit cognitivo, vinculada a alguma instituição especializada.
As mulheres que se enquadrarem nestes critérios de elegibilidade podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se informar a respeito do método.
Vantagens do uso do Implanon
● É um método prático e de longa duração (3 anos);
● Evita ter que tomar a pílula todos os dias;
● Não interfere com a relação sexual;
● Não interfere com a amamentação;
● Melhora as cólicas menstruais;
● Pode ser usado pelas mulheres que não podem tomar pílulas contendo estrogênio;
● Não diminui a massa óssea (osteoporose);
● Pode ser retirado a qualquer momento.
Retirada do implante
A retirada do implante poderá ocorrer a qualquer momento por desejo do paciente, por indicação do profissional de saúde ou pelo vencimento da validade do método. Ele tem validade de três anos.
Contraindicações
● Carcinoma das mamas: possibilidade de aumentar o risco de ter câncer de mama diagnosticado;
● Gravidez ectópica: deve ser considerada no diagnóstico diferencial se a mulher apresentar amenorreia ou dor abdominal;
● Gestação;
● Pressão sanguínea elevada: se durante o uso ocorrer hipertensão persistente ou se um aumento significativo da pressão arterial não responder adequadamente ao tratamento anti-hipertensivo, IMPLANON NXT deve ser retirado;
● Distúrbio tromboembólico venoso ativo;
● Presença ou histórico de tumor hepático, benigno ou maligno;
● Presença ou histórico de doença hepática grave, enquanto os valores dos testes de função hepática não retornarem ao normal;
● Presença ou suspeita de malignidades sensíveis a esteroide sexual;
● Sangramento vaginal não diagnosticado e hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer componente de IMPLANON NXT®️.