Grande Curitiba

Unidade de Saúde Industrial é a primeira a receber as ações do Saúde nos Bairros

No próximo sábado (09) a Unidade abrirá durante todo o dia para atender a comunidade local com uma série de serviços
4 de março de 2024 às 17:09
(Foto: Isaias Rocha)

COM ASSESSORIAS – A Unidade de Saúde Dr. Silvio Roberto Skraba no Industrial lidera o caminho como a primeira Unidade de Araucária a sediar as ações do Programa Saúde nos Bairros, marcando o início de um projeto que visa fortalecer o cuidado à população do município. No próximo sábado (09), das 8h às 17h, a comunidade local terá acesso a uma gama completa de serviços de saúde, com a integração das secretarias de Educação, Trabalho e Emprego, Esporte e Lazer, e Assistência Social.

O Secretário Municipal de Saúde, Bruno Rodelli Mendes Fontes, enfatiza que a colaboração entre as secretarias é fundamental para impulsionar as ações de promoção, prevenção e controle de doenças. “Este, afinal, também é o propósito das Unidades de Saúde que é fortalecer e cuidar do bem-estar dos cidadãos”, destaca.

Regina Mendonça de Carvalho, diretora do Departamento de Atenção Primária, destaca a importância da participação comunitária neste projeto, que será expandido para outros territórios do município. “Assim garantiremos um acesso mais amplo melhorando a saúde da população local”, pontua.

Entre os serviços oferecidos pelo Programa Saúde no Bairro destacam-se: consultas médicas e de enfermagem; estratificação de risco em saúde mental; estratificação diabéticos e hipertensos; estratificação do risco do Idoso; consulta para gestantes; coleta de exame preventivo; inserção de DIU; solicitação de laqueadura e vasectomia; avaliação odontológica; avaliação para diagnóstico de câncer bucal; orientações de escovação bucal adulto e infantil; distribuições de kit para escovação dental; vacinação; medidas antropométricas (pesagem) com avaliação nutricional; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; verificação da pressão arterial e teste de glicemia.

Além disso, também será possível realizar: atualizações cadastrais; realização de prática integrativa complementar (auriculoterapia e dança circular); orientações sobre o tabagismo; grupo de atividades de prevenção; roda de conversa com a psicologia; marcação de exames laboratoriais; atividade recreativa com as crianças; e receber orientações de combate a Dengue.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na própria Unidade de Saúde Industrial.