Grande Curitiba

TECNOLOGIA: Trânsito inova com sistema digital e reduz burocracia

O novo sistema digital, visa não só a redução efetiva de prazos e custos associados à resolução de processos, mas também proporciona uma plataforma online intuitiva que viabiliza a resolução de pendências relacionadas a infrações de trânsito sem que seja necessário sair de casa
19 de março de 2024 às 14:31
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A partir do dia 01 de abril, o Departamento de Trânsito de Araucária passará a utilizar o Sistema de Gestão Eletrônica de Processos, conhecido como GEPROC. Este sistema, desenvolvido pela CELEPAR, tem como objetivo agilizar e facilitar o atendimento aos cidadãos, promovendo a automação e digitalização dos processos de infração de trânsito proporcionando comodidade ao usuário, que não precisará se deslocar para resolver as pendências.

A mudança para o GEPROC representa uma significativa transição, eliminando a gestão em papel e adotando a digitalização de documentos e arquivos. Essa medida não apenas simplificará a instrução e análise de processos, mas também fornecerá indicadores de gestão, agilizando o fluxo de recursos.

Os benefícios para a comunidade são notáveis. O GEPROC permitirá que os munícipes realizem diversas ações de forma online, sem a necessidade de deslocamento presencial até o Departamento de Trânsito de Araucária. As principais funcionalidades incluem a indicação de condutor de autos de infração de trânsito, apresentação de defesa prévia, recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e recurso ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Essas ações podem ser realizadas através do computador, celular ou pela plataforma e aplicativo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), proporcionando maior comodidade aos usuários.

O acesso aos serviços do GEPROC pode ser feito por meio do site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br), onde os usuários encontrarão links específicos para cada funcionalidade. O processo é simples e intuitivo: basta inserir o número do órgão autuador, o número do auto de infração de trânsito e a placa do veículo, selecionar o tipo de processo e o requerente, preencher os campos com os dados pessoais, anexar os documentos necessários e, após a leitura da declaração de responsabilidade, clicar em “Aceitar Termo e Criar Processo…”.

Para aqueles que preferem utilizar o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), o acesso pode ser feito por meio do site www.pia.pr.gov.br. Basta procurar pelos serviços relacionados ao órgão de trânsito de Araucária. A plataforma indicará serviços como indicação de condutor, apresentação de defesa, recursos e consulta de documentos relacionados a multas de trânsito.

Para mais informações, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (41) 3614-1444.

O Departamento de Trânsito de Araucária reforça o compromisso com a modernização e a desburocratização, buscando sempre a excelência no atendimento aos cidadãos.