Grande Curitiba

Araucária inicia estratégia de vacinação contra raiva mediante agendamento para público específico

Para se vacinar é necessário se enquadrar nos grupos de risco com exposição permanente ao vírus
9 de maio de 2024 às 16:15
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o controle da raiva no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária está lançando uma estratégia de vacinação antirrábica direcionada a grupos de risco com exposição permanente ao vírus da raiva. A partir desta sexta-feira (10) as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município iniciarão a vacinação mediante agendamento prévio.

Para agendar sua vacinação, as pessoas que se enquadrarem nos grupos de risco, podem acessar este link. É obrigatória a apresentação do documento de identificação e também de um documento comprobatório que pertença aos grupos com exposição permanente ao vírus da raiva, além da carteirinha de vacinação, se disponível.

Quem deve tomar a vacina?

Profissionais que trabalham na captura de morcegos; médicos veterinários; zootecnistas; agrônomos; biólogos; funcionários de zoológicos e parques ambientais; espeleólogos; estudantes de medicina veterinária; estudantes envolvidos na captura e manejo de mamíferos silvestres potencialmente transmissores da raiva.

Além destes profissionais, pessoas que atuam no resgate e manejo de animais domésticos sem histórico conhecido, como membros de organizações de proteção e bem-estar animal, mediante apresentação da Carteira de Protetor Animal expedida pela SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).