ÚLTIMOS DIAS: Seu Imposto de Renda devido pode apoiar projetos com crianças, adolescentes e idosos

COM ASSESSORIAS – Até 31 de maio, a Receita Federal receberá a declaração do Imposto de Renda (IR) relativa ao ano de 2023. No ato da DECLARAÇÃO COMPLETA, as pessoas físicas podem optar em destinar parte do IR devido ao Fundo da Infância (FIA) e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), ambos de Araucária. Os recursos desses fundos municipais são destinados a projetos sociais que atendem esses públicos.
Pode ser destinado até 6% do IR e o próprio programa que recebe a declaração é que faz o cálculo deste valor. É importante reforçar que o contribuinte não pagará nenhum valor a mais pela destinação desse imposto devido e também não será menor o valor da sua restituição.
COMO FAZER? Caso o contribuinte faça a declaração sozinho, basta realizá-la no modelo completo, depois selecionar o menu “Doações diretamente na declaração” e, em seguida, escolher o fundo a receber o recurso. Já quem contratar contador para fazer a declaração, deve informá-lo que deseja fazer a destinação de parte do IR devido por meio da declaração completa.
É importante lembrar ao contribuinte (ou contador) para atentar-se aos fundos referentes à cidade de Araucária, já que em anos anteriores os recursos acabaram sendo destinados a fundos de outros municípios. Conforme informações da Receita Federal, as doações de contribuintes de Araucária para o Fundo da Infância, por exemplo, saltaram de R$13,9 mil, em 2022, para R$ 66,4 mil, em 2023. E o potencial de doações desses contribuintes ainda é muito maior. Quer saber mais sobre como apoiar esses projetos do município? (41)3614-1410.