Grande Curitiba

Confira alguns instrumentos que Araucária possui de apoio à adoção

Casa de Acolhimento, Programa de Serviço de Família Acolhedora, Programa de Apadrinhamento, ONG de apoio à adoção e também leis de incentivo à adoção tardia, são alguns exemplos
24 de maio de 2024 às 15:59
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Dia 25 de maio celebra-se o Dia Nacional da Adoção e a data nos convida a refletir sobre a importância da conscientização das pessoas a respeito do tema. Você sabia que Araucária tem nesse momento 6 crianças aptas para adoção? Além de possuir uma Casa de Acolhimento, possui Programa de Serviço de Família Acolhedora, Programa de Apadrinhamento, uma ONG vinculada à causa (Reencontro – Adoção Consciente) e também leis de incentivo à adoção tardia.

A Casa de Acolhimento é um serviço de acolhimento provisório de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Como o ideal seria que esse acolhimento ocorresse em um ambiente familiar e não em uma instituição, existe também uma lei na cidade que permite que qualquer pessoa ou família, previamente cadastrada, avaliada e capacitada pelo Serviço de Acolhimento Familiar, que se disponha a acolher criança ou adolescente em seu núcleo familiar, sem intenção de realizar adoção, faça um acolhimento temporário em seu próprio lar até que a Vara da Infância decida se a criança/adolescente vai retornar para família de origem/extensa ou segue para outra família pelo sistema de adoção.

Outra opção para ajudar crianças e adolescentes que estão em processos de destituição do poder familiar em momento tão delicado de suas vidas, é apadrinhar esses indivíduos, de maneira afetiva ou provendo suporte material e/ou financeiro. É possível atuar como padrinho desses jovens, levando para passear, proporcionando momentos de lazer, contribuindo para realização de cursos profissionalizantes e ofertando serviços diversos como atendimentos odontológicos, por exemplo.

Ainda buscando incentivar as adoções tardias, de crianças e adolescentes com mais idade ou grupo de irmãos, a cidade conta com o Programa de Adoção Tardia, instituído pela Lei nº 4.014/ 2022 (CLIQUE AQUI) e regulamentado pelo Decreto nº 38.831/2022 (CLIQUE AQUI). O Programa “Adoção Tardia” é executado por intermédio do auxílio adoção para servidores públicos do município. Ressalta-se que o objetivo do programa não é gerar renda para o adotante e sim beneficiar crianças e adolescentes que precisem de uma família. As custas com os cuidados em manter uma criança/adolescente em um ambiente saudável são grandes, pois um filho precisa ter acesso a alimentação adequada, escola, roupas, uniforme, remédios, consultas médicas, atividades de lazer, esporte e cultura e etc.

Além do esforço governamental, existe uma ONG na cidade que também atua no incentivo à adoção. A ONG Reencontro atua em Araucária desde 2018, atualmente tem cadeira no Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social, sendo que seu trabalho tem proporcionado visibilidade para crianças e adolescentes disponíveis a adoção. Sua sede fica localizada na rua Coronel João Antônio Xavier 529 – centro de Araucária, onde atende a comunidade que deseja adotar, ministrando de graça o curso de habilitação a adoção que é obrigatório para novos pretendentes e também promove eventos para fomentar a causa. A ONG gerencia um grupo no Facebook que tira dúvidas sobre interessados em adoção, chamado Adoção Legal, que conta com cerca de 48 mil membros de todo o Brasil e de mais alguns países.

* Contato para mais informações sobre Família Acolhedora Telefone: (41) 3614-1702 ou 9927-3676 (WhatsApp do serviço).

* Contato para mais informações sobre o processo de apadrinhamento e demandas dos acolhidos podem ser obtidas pelo WhatsApp Institucional (41) 9 9927-0584.

*Contato da ONG Reencontro: (41) 99524-8400.