Grande Curitiba

SUSTENTABILIDADE: Diversas iniciativas públicas em Araucária têm relação com práticas de proteção ao meio ambiente

O uso mais racional de recursos naturais, as práticas educativas e o estímulo a hábitos mais saudáveis estão entre os impactos gerados por essas ações
27 de maio de 2024 às 13:27
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nas mais diversas áreas, o município de Araucária conta com iniciativas da Prefeitura que, diretamente ou nem tanto, são responsáveis por contribuir para um futuro mais ambientalmente sustentável. O uso mais racional de recursos naturais, as práticas educativas e o estímulo a hábitos mais saudáveis estão entre os impactos gerados por essas ações. Veja alguns exemplos.

TRANSPORTE COLETIVO – Uma das grandes conquistas nos últimos anos, a transformação realizada no transporte coletivo pode ter impacto positivo no meio ambiente de diferentes maneiras. A frota nova, por si só, já favorece por contar com melhor performance e economia em relação aos veículos antigos. Mas foi sequência de reduções de tarifa que fez Araucária conseguir o que a grande maioria dos municípios não consegue: o crescimento do número de usuários no transporte coletivo. Quanto maior a adesão aos ônibus, maior a redução na quantidade de carros e outros veículos nas ruas e, por consequência, na emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

OBJETIVOS GLOBAIS – Araucária tem uma série de iniciativas locais (em diferentes áreas da administração pública) cadastradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A “cidade símbolo do Paraná” é uma das que se destacam pelo compromisso com a sustentabilidade.

LIMPEZA PÚBLICA – Os materiais orgânicos são coletados pela coleta convencional e, devidamente, encaminhados ao aterro sanitário. Já os recicláveis coletados pela Prefeitura passam por triagem e geram renda para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Associação Reciclar); ação ambiental e social com apoio da Prefeitura. A Prefeitura também recolhe (com agendamento) materiais volumosos (móveis, geladeiras, colchões, pneus…) diretamente na residência; um serviço importante para evitar que esses materiais acabem descartados em córregos ou terrenos baldios. A mais recente novidade é que rejeitos da triagem de recicláveis, que antes iam para aterros sanitários (com custo extra para a Prefeitura), passaram a ter um destino sustentável em fornos de cimento. E ainda geram recursos financeiros para os trabalhadores da Associação Reciclar.

NA EDUCAÇÃO – Os conteúdos e práticas relacionados à proteção do meio ambiente fazem parte da rotina das unidades da rede municipal de ensino. Seja em sala de aula, na área externa da unidade ou por meio de passeios, o respeito à natureza é trabalhado desde muito pequeno. A relação com as áreas verdes, o uso responsável dos recursos naturais e os respeito aos animais são alguns dos temas abordados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Da parte da Secretaria de Meio Ambiente há também diversas ações voltadas para educação ambiental e para diferentes públicos. Um exemplo recente foi a realização do projeto “Arte e Vida: as contribuições do teatro para a percepção e ações com vistas à saúde ambiental”, uma parceria entre Meio Ambiente e Educação. Foram realizadas quase 50 apresentações teatrais voltadas a unidades educacionais da área rural. Essas apresentações tiveram como base o resultado de um diagnóstico para levantar questões de saúde ambiental, dúvidas e principais problemas na área rural com relação à preservação de recursos hídricos.

MENOS PAPEL – A Prefeitura investiu em tecnologia para reduzir o consumo de recursos naturais, economizar recursos aos cofres públicos, agilizar processos e ainda facilitar para o morador com atendimentos sem a necessidade de sair de casa (WhatsApp, chat e Facebook). Os processos 100% digitais, por exemplo, deram agilidade, segurança, padronizaram o fluxo de trabalho e ainda reduziram o número de pessoas e de veículos necessários para dar conta do transporte quando todos os documentos eram em papel. Com as novas impressoras locadas, a Prefeitura passou a ter controle total sobre o fluxo de impressões e também o monitoramento do impacto ambiental da utilização dessas impressoras. O sistema também possibilita o monitoramento da quantidade de tinta de cada uma das centenas de impressoras vinculadas à rede.

LED – A transformação do sistema de iluminação pública, com luminárias em LED, melhorou a sensação de segurança e ainda permitiu melhor qualidade, menor custo e maior durabilidade com essa tecnologia. O LED também está presente em melhorias do trânsito para auxiliar na segurança de todos e na preservação de vidas.

ARBORIZAÇÃO – Araucária recebeu em 2023 o título de “Tree Cities of the Wold”, concedido pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU), referente a ações executadas pelo município em 2022 no compromisso com o manejo florestal urbano. A iniciativa reconhece cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável. A Prefeitura também disponibiliza até 30 mudas gratuitas de espécies de árvores nativas frutíferas e ornamentais (por ano) aos moradores, por meio do Horto Municipal, que fica no Guajuvira.

ÁREAS VERDES – As praças e parques também são espaços importantes para a qualidade de vida das pessoas. Por isso, além de valorizar a arborização das já existentes, a Prefeitura tem se dedicado em criar e valorizar os espaços verdes em novos projetos de construção. Sobre a preservação da biodiversidade, o município trabalha na criação e manutenção de unidades de conservação ambiental, que também proporcionam ambiente para realização de pesquisas científicas, geram benefícios sociais e ainda podem auxiliar na angariação de recursos para os municípios, por meio de programas com incentivos fiscais para as cidades que fazem o manejo adequado nesses locais. Araucária possui 9 unidades de conservação cadastradas no Instituto Água e Terra.

PROJETOS SUSTENTÁVEIS – Preservação de áreas verdes, implantação de hortas, prédios com placas para energia solar e estrutura para reutilização de água são alguns dos detalhes recorrentes em projetos de novas obras desenvolvidos pela Prefeitura. Na nova escola Egipciana, por exemplo, o projeto prevê paredes verdes (com plantas naturais) nos três pavimentos da escola; além de beleza, as plantas têm a função de controle de temperatura. A nova escola também possuirá sistema de reuso de água e foi pensada para valorizar a luz natural e a melhor circulação de ar; intervenções que também representam economia no custeio dentro da rotina da unidade.

CÃES E GATOS – O crescimento desenfreado da população de cães e gatos pode levar os animais a sofrimento e ter impacto social e também na saúde das pessoas. Por isso, a Prefeitura oferece, há vários anos, a possibilidade de castração gratuita de milhares de cães e gatos de quem não poderia pagar pelo procedimento. A ação também beneficia a animais sob a guarda de protetoras do município. Além disso, o município tem dado apoio em campanhas e conscientização para a adoção responsável desses animais.

BIKES – Para muitos, andar de bicicleta é mais que uma atividade física para combater o sedentarismo; é um momento de contato com a natureza. Nos últimos anos, Araucária investiu para fortalecer a relação entre as pessoas e as bikes. Na área rural, principalmente, ciclofaixas e ciclorrotas favorecem o contato dos ciclistas com as belezas naturais pelo caminho. Já no Parque Cachoeira, o bicicletário dispõe de empréstimo gratuito de bicicletas para adultos e crianças (até 12 anos). Às quartas-feiras, no período da noite, sai do Parque Cachoeira a Pedalada Noturna, uma iniciativa que tem reunido mais de uma centena de ciclistas pelas ruas da cidade.