Grande Curitiba

Araucária intensifica combate à dengue no Capela Velha

A ação de limpeza, educação ambiental e fiscalização é por meio do Programa Bairro Limpo e ações conjuntas entre Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente
2 de dezembro de 2024 às 18:11
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária promove uma grande mobilização no bairro Capela Velha para prevenir a dengue, com apoio do programa Bairro Limpo. A ação, que destaca a importância da coleta de volumosos, acontecerá nos próximos meses, priorizando áreas de maior incidência de materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A coleta de volumosos será realizada sempre aos sábados, em pontos estratégicos do bairro. Confira os locais e datas:

• Primeiro sábado do mês: Praça da Academia ao Ar Livre, ao lado da Rua Angelo Rigolino, nº 22.
• Segundo sábado do mês: Quadra de Esportes do Arvoredo, na Rua Pôr do Sol, esquina com a Rua Aldo Gabriel Dietrich.
• Terceiro sábado do mês: Campo de Futebol em frente à Associação de Moradores do Jardim Israelense e Arco-Íris.

O objetivo é facilitar o descarte correto de itens como móveis velhos, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte, que muitas vezes são abandonados em terrenos baldios ou quintais, contribuindo para o acúmulo de água parada. O caminhão estará nos locais das 8h às 12h

Haverá também coleta de lixos recicláveis, restos de vegetação, inservíveis e demais resíduos sólidos. Além de ações de educação ambiental que serão realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e de fiscalização dos Agentes de Combate a Endemias em todo o bairro do Capela Velha nestas datas.

A Secretaria de Saúde reforça que a participação da população é fundamental para o sucesso da ação. “Cada cidadão pode fazer a diferença. O combate à dengue começa em casa, separando 10 minutinhos do seu tempo por semana para eliminar criadouros e descartar corretamente materiais que não são mais úteis”, destaca Alex Radin, Diretor da Vigilância em Saúde.