Grande Curitiba

Com 100% das unidades municipais contempladas em 2024, Projeto de Abandono Escolar entrega certificados de conclusão

O treinamento de evacuação ocorreu em todas as escolas e CMEIs ao longo de 2024 e mobilizou crianças/estudantes e trabalhadores das unidades
10 de dezembro de 2024 às 14:53
(foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (09), os responsáveis pelo Projeto de Abandono Escolar de Araucária, uma parceria entre Educação (SMED), Guarda Municipal/Defesa Civil (SMSP) e Gestão de Pessoas/DSO (SMGP), realizaram a entrega de certificados aos diretores das unidades educacionais da rede municipal: 33 escolas, 38 CMEIs e 04 CMAEEs. O treinamento de evacuação ocorreu em todas as escolas e CMEIs ao longo de 2024 e mobilizou crianças/estudantes e trabalhadores das unidades. A formação realizada segue as diretrizes propostas na Instrução Normativa 11/2024, que orienta e estabelece os procedimentos para a instituição da Brigada Escolar e aplicação do plano de abandono escolar nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Araucária.

Durante a cerimônia de entrega de certificados nesta segunda-feira, os representantes das Secretarias de Educação, Segurança Pública e Gestão de Pessoas destacaram a importância de se “criar uma cultura prevencionista nas unidades”, de “saber o que fazer numa situação de risco à vida” e de que “o curso não é apenas para o ambiente profissional, mas para a vida”. O comprometimento dos diretores foi citado como fundamental no “trabalho de excelência” que ocorreu nas unidades da rede municipal.

De acordo com a Defesa Civil de Araucária, o treinamento visa “manter a cultura da prevenção” dentro das unidades educacionais para que todos saibam como agir em caso de uma necessidade real. Além disso, busca ressaltar o papel dos brigadistas (servidores treinados para orientar, avaliar o cenário e garantir que todos tenham saído da área de risco), que estão na rotina dessas unidades.

PREVENÇÃO – Em 2023, foi criado um grupo de trabalho para estruturar as ações. Além disso, em julho de 2023, essa equipe formada por representantes das secretarias envolvidas no projeto, fez parte de um treinamento, junto à Defesa Civil de Curitiba, sobre a atuação em situação de risco e emergência em escolas. Esta formação foi promovida pelo consórcio intermunicipal das Guardas Municipais de Curitiba e Região Metropolitana e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba.

BRIGADISTAS – Também em 2023, a Prefeitura proporcionou a Formação de Brigadista de incêndio para mais de 1.000 servidores, de todas as secretarias municipais. A formação foi o início do processo de implantação da brigada em cada edificação ou estabelecimento vinculado à Prefeitura. Entre os conteúdos do curso estavam: as atribuições e responsabilidades dos brigadistas, a compreensão sobre o processo de combustão (queima), técnicas de prevenção a incêndios, bem como métodos de extinção do fogo e equipamentos necessários (incluindo os de proteção individual), procedimentos sobre abandono de área quando há risco e técnicas básicas de primeiros socorros.