Grande Curitiba

XVI Conferência Municipal de Saúde de Araucária: Avanços no SUS e na Política Municipal de Saúde

Foram aprovadas 243 propostas que devem compor o novo Plano Municipal de Saúde para os próximos 4 anos
31 de março de 2025 às 10:54
(Foto: Michelli Gomes/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Araucária deu um passo significativo no fortalecimento da saúde pública ao realizar, entre 28 e 30 de março, a XVI Conferência Municipal de Saúde. O evento, que ocorreu no Centro Universitário Unifacear, reuniu cerca de 150 participantes, entre representantes da comunidade, trabalhadores da saúde e gestores do setor, com o objetivo de discutir diretrizes para a saúde pública local. Sob o tema “Consolidação da Política Pública Municipal de Saúde”, a conferência foi essencial para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. No evento, foram aprovadas 243 propostas que devem compor o novo Plano Municipal de Saúde para os próximos 4 anos.

Durante as plenárias, foram abordados sete subtemas, como atenção primária e secundária à saúde, financiamento do SUS e controle social. O evento proporcionou um espaço para que trabalhadores e gestores apresentassem propostas voltadas à melhoria do atendimento e ao fortalecimento do financiamento do SUS, um desafio para muitos municípios. “Com a união de esforços, Araucária caminha para um futuro mais saudável e acessível a todos”, resumiu a secretária municipal de Saúde, Renata Botogoski.

A importância do evento

Para Natalie Pavese, representante do Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar), a conferência foi um momento importante para o fortalecimento das políticas públicas no município. “É uma oportunidade de debatermos e qualificarmos as discussões sobre o futuro da saúde em Araucária. Precisamos garantir um SUS mais forte, combatendo a terceirização”, afirmou. Ela também ressaltou a necessidade de maior adesão popular às conferências, para ampliar a aprovação de propostas de interesse público, como a de criação do serviço de saúde para o público LGBTQI+.

“A participação da sociedade nas discussões sobre controle social é essencial para garantir transparência e uma participação ativa nas decisões sobre a saúde local”, destacou Luci Montejane, presidente do conselho da região rural de Guajuvira. “A adesão à conferência deveria ser maior, pois é nela que conseguimos resultados efetivos, ao contrário das redes sociais”, completou.

Expectativas para o futuro

Maria Margarida Queiroz, presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusar), destacou o trabalho da comissão organizadora e o apoio do gestor municipal. “Tivemos boas propostas e esperamos que se concretizem. O objetivo é fazer conferências cada vez melhores”, concluiu.

Confira quais entidades foram homologadas para a Gestão 2026/2029 do COMUSAR:

(CLIQUE AQUI) Termo de homologação das entidades de trabalhadores eleitas na plenária do segmento realizada na XVI CONFEMUSAR, para compor o Conselho Municipal de Saúde de Araucária na gestão 2025-2029.

(CLIQUE AQUI) Termo de homologação das entidades eleitas na plenária de usuários da XVI CONFEMUSAR para compor o Conselho Municipal de Saúde de Araucária na gestão 2025-2029.

(CLIQUE AQUI) Termo de homologação do segmento gestor/prestador da XVI CONFEMUSAR.