Grande Curitiba

Semana do Meio Ambiente

Hoje você saberá um pouco mais sobre o bosque da Ciência - Abelhas sem ferrão!
9 de junho de 2021 às 16:52
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Nosso BOSQUE DA CIÊNCIA possui uma infinidade de fauna e flora preservadas e que equilibram nosso MEIO AMBIENTE.

No coração da nossa cidade, um dos seres curiosos que moram em nossas árvores são as ABELHAS MELÍPONAS, que não têm ferrão e, antigamente, eram até domesticadas pelos nativos de toda a América.

Elas têm vários nomes, muitos de origens indígenas, como: Jataí, Gurupú, Manduri, Uruçu, Iraí, Mandaçaia. Essas abelhas constroem suas colmeias nos troncos ocos de árvores, em buracos ou rachaduras de paredes e também em muros.

A produção do mel dessa abelha nativa tem papel essencial na preservação das espécies da flora.  Os meliponíneos possuem uma grande importância no ecossistema brasileiro. São os principais responsáveis pela polinização da grande maioria das espécies vegetais do nosso país. Além disso, seus produtos (mel, geoprópolis) são utilizados pela população rural como medicamentos e existe uma forte cultura popular do seu criatório e da apreciação de seus produtos.

Mais VIDA, mais MEIO AMBIENTE, mais EQUILÍBRIO, mais AR PURO!

Fonte: Cartilha do Bosque da Ciência / Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, Esporte e Cultura da Prefeitura de Campo Largo