Grande Curitiba

Serviços de Assistência Social atuantes no Município

Centro POP e Serviço de Abordagem Social funcionam de segunda a sexta-feira, para pessoas em situação de rua, através da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Largo
2 de julho de 2021 às 16:32
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Localizado na Rua Constantino Marochi, 200, Loteamento Ouro Verde, o Centro POP atende cerca de 40 pessoas/dia que se encontram em vulnerabilidade social, através da equipe de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os atendimentos são realizados através do Serviço de Abordagem Social realizado no município, por um cadastro dessas pessoas que se encontram em situação de rua na cidade. O encaminhamento ao Centro POP é através desta abordagem ou no próprio equipamento que fornece atendimento integral social com a busca pela identificação e documentação do cidadão, encaminhamento psicológico e pensão noturna.

No Centro POP, as pessoas em vulnerabilidade social têm acesso a refeições diárias, banho e lavagem das roupas – ações realizadas de maneira escalonada e direcionada tanto para homens quanto para mulheres. Além da assistência básica, há atividades de ressocialização e resgate social realizadas pelas assistentes sociais da Secretaria Municipal.

PENSÃO NOTURNA: Campo Largo abre vagas noturnas para o acolhimento que se dá através da análise do Serviço de Abordagem Social, que acontece de maneira escalonada pela equipe de Educadoras Sociais da Secretaria e CREAS. Este serviço oferta pouso e refeição às pessoas em vulnerabilidade social em uma pensão local conveniada com o município.

SAIBA MAIS – O Centro POP é aberto de segunda a sexta-feira, horário comercial, e foi instituído como um “Serviço” ao cidadão em situação de rua. Inicialmente, foi diagnosticado pela equipe da área da Assistência Social que a cidade possuía dez pessoas em situação de rua. Hoje, o número chega a mais de 100 e a iniciativa foi promovida pelos governos Estadual e Federal que custeiam o equipamento público e repassam recursos aos municípios para manutenção. Em contrapartida, os municípios têm a responsabilidade pelo fornecimento dos profissionais das áreas da Saúde e da Assistência Social, que trabalham com essas pessoas em situação de rua.

As ações desenvolvidas visa o resgate social e humano dessas pessoas abandonadas e em diversas situações de vulnerabilidade – como dependência química, transtornos mentais, problemas físicos. Um grupo de profissionais – psicólogos, assistentes sociais – atua no cotidiano com palestras, encaminhamentos para estudos, mercado de trabalho, resgate de documentação perdida, resgate familiar, enfim, proporcionam um serviço humanitário para fortalecer a pessoa, para que ela possa refazer sua vida e suas escolhas.

O Centro POP atua como ação de Política Pública Social que oferece serviços para a ressocialização e a estruturação social de pessoas que se encontram em situação de rua.

Os cadastros para encaminhamentos são realizados pela Abordagem Social através do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social).

Contato Centro POP: (41) 3392-1763.