Grande Curitiba

Agricultura Familiar é destaque no Município

Com vasta área rural, Campo Largo tem ampla produção de frutas, verduras, grãos e leguminosas, que é comercializada nas feiras locais e no mercado de alimentos da cidade
5 de julho de 2021 às 16:51
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Agricultura Familiar está associada às formas de cultivo da terra e produção rural, onde a mão de obra é majoritariamente proveniente do núcleo familiar.

Uma das características da Agricultura Familiar é a produção a partir de pequenos agricultores, com maior diversidade produtiva onde normalmente a família tem o papel de proprietária, gestora e ainda é responsável por toda a logística de produção e comercialização.

De acordo com a Lei Federal nº 11.326, de julho de 2006, um agricultor familiar é caracterizado por realizar atividades rurais envolvendo economia e não deixando de possuir alguns requisitos; são estes:

– Ter uma área de, no máximo, quatro módulos fiscais;
– Usar a mão de obra da própria família na maior parte das atividades;
– Ter um percentual mínimo de renda originada de suas próprias atividades;
– Ter as atividades gerenciadas pela própria família.

Essa lei tem o fim de realizar o básico para que haja a mão de fortalecimento na agricultura familiar, com uma estrutura agrícola familiar e sustentável, ditando etapas e processos para que seja mantido um bom funcionamento desse setor em constante crescimento.

A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR – Essa prática tem grande relevância para a produção de alimentos, tanto no que se refere à quantidade quanto no relativo à variedade e base para a sustentação das famílias brasileiras.

Quando a relacionamos ao censo agropecuário, a agricultura realizada pelas famílias é um grande fornecedor de matéria-prima, por exemplo, de leite para laticínios, hortifrúti para supermercados e fábricas de sucos – entre outros. Com isso, muitas das vezes oferece produtos de qualidade igual ou melhor que os estabelecimentos agropecuários específicos.

O importante é entender que esse trabalho em menor escala atende a nichos mais específicos, especialmente produtos fabricados e manufaturados na própria unidade rural.

CAMPO LARGO –
O município é destaque na Agricultura Familiar de frutas, como principal produção e geração de renda. Os produtores rurais locais também produzem em grande escala folhosas e grãos variados, comercializando-os nas feiras municipais e no comércio alimentício da cidade.

São 1.595 agricultores rurais cadastrados no Departamento de Agropecuária Municipal, que ocupam uma área total de produção de 41.626,69 hectares.

O Departamento de Agropecuária auxilia os agricultores familiares em suas atividades, tendo leis específicas para eles como a Lei n° 3.231/2020, para a utilização dos tratores e retroescavadeira para serviços dentro das propriedades rurais. O serviço também oferece oportunidades de participação na Feira do Produtor – que acontece aos sábados – na Feira do Peixe – que acontece na Semana Santa – e na Feira de Sabores – que é realizada uma vez ao ano. Há, ainda, a oferta da parceria com a Cooperlargo – Cooperativa de Campo Largo – que ajuda os produtores no escoamento de suas produções.

O município também tem como destaque a produção de verduras, leguminosas e grandes culturas, como soja e trigo.