Grande Curitiba

Cerca de 300 alunos receberam certificado do PROERD

Cerimônia aconteceu através de drive-in, em frente à sede do Programa Educacional de Resistência às Drogas, da PM, seguindo protocolos de biossegurança contra pandemia
18 de agosto de 2021 às 16:32
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Mais de 300 estudantes dos 5ºs anos do Ensino Fundamental receberam o certificado de conclusão de curso e se formaram nos módulos ministrados por agentes da Polícia Militar ao PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Mesmo de maneira diferente, através de drive-in, os alunos da Rede Municipal de Ensino puderam registrar o momento e conversar com os professores.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no último dia (14/08). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Paraná. É ministrado nas instituições de ensino da rede municipal.

No total, estudantes de oito escolas foram receber a outorga de formatura, referente ao ano de 2020.

Foram recepcionados os alunos das escolas municipais Reino da Loucinha, Mauro Portugal, João Santana, Madalena Portella, Policarpo Miranda, José Alexandre Sávio, Hans Ernst Schmidt e Diva Reinke, pelos policiais Serafim, Cavalli e Eliane.

O PROGRAMA – O PROERD promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades.

Partindo do polêmico tema drogas e como preveni-las, o programa foi criado em 1992, no Rio de Janeiro. O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular são os alvos do PROERD, que tem como lema: Manter Nossas Crianças Longe das Drogas.

A ênfase é na prevenção ao uso de drogas. As aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Para as próximas turmas (2021), a Secretaria Municipal de Educação já prepara logística ideal para que as próximas aulas aconteçam de forma híbrida, nas escolas municipais de Campo Largo.