Grande Curitiba

AGOSTO AZUL: Mês de conscientização e adoção de medidas voltadas à Saúde do Homem

Venha conosco e conheça como você, HOMEM, pode prevenir doenças e ter uma vida saudável e de qualidade
27 de agosto de 2021 às 17:21
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde de Campo Largo traz informações sobre os cuidados que todo homem pode adotar para prevenir doenças e viver mais.

As principais doenças cardiovasculares que acometem os homens são o infarto, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas e acúmulo de placas de gorduras nas artérias, responsáveis por mais de 30% das mortes registradas no país. Nas neoplasias, os óbitos se tornam mais expressivos a partir dos 40 anos de idade, concentrando-se entre os indivíduos com 50 a 59 anos de idade, com destaques para o câncer de próstata, que corresponde à segunda causa mais comum de morte por câncer no Brasil; e o câncer de pele o mais incidente.

A obesidade entre os homens cresce a cada ano de uma forma absurda, e é responsável por muitas doenças que podem levar a morte, como as doenças do coração, gota, apneia do sono, entre outras.

Já a hipertrofia prostática afeta principalmente homens com mais de 50 anos de idade, devido ao aumento no tamanho da próstata. O sintoma mais comum dessa doença é o aumento na frequência de micções, alterações no jato urinário e a interrupção da urina com dificuldades para fazê-la, podendo ter retenção da urina na bexiga.

A andropausa começa aparecer quando o homem chega aos 40 anos, com a queda da produção de hormônio: testosterona. O problema gera perda de força, fadiga, disfunção erétil, diminuição do desejo sexual e quadros depressivos.

O tabagismo é considerado uma causa de morte evitável, aproximadamente 47% da população masculina mundial fumam, no Brasil, 18%, sendo que nesse grupo, 5,6% fumam 20 cigarros ou mais por dia.

A cirrose e os problemas no fígado como a esteatose e as hepatites são grandes causas de mortes, relacionados ao estilo de vida masculino, que compreende a não alimentação de maneira correta, além de grande ingestão de bebidas alcoólicas.

A incontinência urinária é um problema comum em idosos, mas também pode acontecer com homens que fizeram cirurgias para retirada de um câncer. O ideal é prevenir, e isso só é possível fazendo uma consulta anual depois dos 45 anos.
Cuide de VOCÊ!