Grande Curitiba

Corpo de Bombeiros de Campo Largo comemora aniversário de 38 anos

Município é sede do 2º SGB (Subgrupamento de Bombeiros). Efetivo responde demandas de mais sete municípios, além de Campo Largo
24 de setembro de 2021 às 17:11
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No início de setembro (03), o 2º Subgrupamento de Bombeiros Militares (2º SGB) completou 38 anos de sua instalação no município de Campo Largo.

A atuação dos bombeiros militares é realizada desde 1983 na região que contempla, além de Campo Largo, os municípios de Almirante Tamandaré, Campo Magro, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Doutor Ulysses, Balsa Nova e Cerro Azul (atendidos pelo 2º SGB).

Esses militares têm como missão instruir a prevenção e combater incêndios, além de realizar buscas e salvamentos, socorros públicos e outras atividades que, ostensivamente, buscam o bem estar da população. O 2º SGB é subordinado ao 7º Grupamento de Bombeiros Militares (7º GB), sediado em Curitiba.

2º SGB – Atualmente o 2º SGB conta com um efetivo com 40 bombeiros militares e 15 viaturas especializadas para atendimento de vítimas, transporte de materiais e combate a incêndios. O Corpo de Bombeiros Militares pertence à Polícia Militar do Paraná (PMPR) e, a exemplo dos policiais militares, os bombeiros militares recebem treinamento exaustivo para enfrentar as mais diversas situações de risco e salvamento, além de combate a incêndios.

ATUAÇÕES – A CIA. do 2º SGB também atua em termo de Defesa Civil, integrando a 7ª CORPEDEC (Coordenadoria Estadual da Defesa Civil) que trabalha em conjunto com a COMDEC (Coordenadoria Estadual da Defesa Civil) de Campo Largo e Prefeitura Municipal. O trabalho é conjunto para responder e administrar a gestão de desastres na área do município e região – a exemplo as chuvas de granizo que acometeram o município.

MUDANÇAS – O 7º GB, que contempla o 2º SGB, terá sua sede oficial no município de Colombo após conclusão da obra. Hoje, a sede do 7º GB temporária é localizada na capital paranaense.

O atual Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros (2º SGB) do 7º GB é o Capitão Lucas Romaniuk, contando ainda com o 2º Tenente Fellipe Pacheco dos Santos Lima na função de Comandante da 1ª Seção de Bombeiros de Campo Largo e Chefe do Setor de Prevenção Contra Incêndio e a Desastre; e mais 40 praças distribuídos em atividades administrativas e operacionais.

O 2º SGB recebe estudantes campo-larguenses e o efetivo também se desloca a escolas locais para levar a educação preventiva a acidentes, dicas de segurança e responsabilidades da sociedade para com a Segurança Coletiva.
(Fonte:  https://www.bombeiros.pr.gov.br/7gb/Noticia/Corpo-de-Bombeiros-de-Campo-Largo-completa-38-anos)