Educação Municipal capacita educadores com volta às aulas das crianças aos CMEIs

COM ASSESSORIAS – Devido à pandemia as crianças que frequentavam diariamente os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs – ficaram em casa e a interação com os educadores se deu via orientações impressas, vídeos gravados, áudios ou chamadas de vídeos com propostas de atividades adaptadas para a criança realizar em casa, em interação com a família.
Pensando nessa interação – da criança com a família – as atividades propostas não deveriam ser estáticas e nem fora da realidade que a criança vive. Seguindo, a equipe de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma Formação Especial para os educadores, tendo como base o livro de Rubem Alves: “Vamos construir uma Casa? Doze lições para a educação dos sentidos”, e, nos meses de julho e agosto passados, os educadores que aderiram ao projeto tiveram encontros online trabalhando cada capítulo do livro entrelaçado com as realidades de cada instituição de ensino.
A ideia do projeto é contribuir com os educadores e propor atividades que incluam as crianças em práticas do dia a dia da sua casa, nas coisas corriqueiras como arrumar o quarto, pendurar roupas, fazer pão, cuidar do jardim, cozinhar etc..
A proposta não é de que as crianças façam somente essas atividades, mas que participem de todo o processo sem uma obrigação, mas pelo prazer da interação com o adulto.
Incluir a criança na rotina da casa é a melhor forma de transmitir o conhecimento, a cultura e todos os traços que ajudam-na a se constituir como sujeito completo.
AÇÃO – O projeto em questão abordou cada espaço da casa e discutiu com os participantes as possibilidades. A parte da casa que mais se destacou foi a cozinha. A cozinha é um espaço de experimentos, descobertas, cheiros, gostos, texturas, transformações, entre inúmeras outras possibilidades que a criança tem o prazer de explorar. Sendo assim, esse laboratório em casa foi bem explorado pelos profissionais da Educação, que já colocam a “mão na massa” através de inúmeras ações para o efetivo aprendizado dos alunos campo-larguenses.