Grande Curitiba

Setor de Agropecuária do município desenvolve ações para expandir economia da área

Visita a feiras livres da capital paranaense gera ideias e novas perspectivas para fomento do setor em Campo Largo
3 de novembro de 2021 às 16:47
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o setor de Agropecuária expande ações através de uma visita técnica a duas feiras livres que são realizadas em Curitiba, junto à lideranças da Direção de Operação Agroalimentar da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

A ideia inicial é expandir a feira livre realizada em Campo Largo em outros bairros para oportunizar maior mercado e comércio aos produtores rurais e, simultaneamente, contemplar mais cidadãos com produtos naturais, artesanais, sem químicos e orgânicos.

A padronização das barracas também faz parte do projeto de desenvolvimento do setor na cidade com a igualdade nas cores das barracas e melhor distribuição dos produtos comercializados.

Outra possibilidade apontada pela direção do Departamento de Agropecuária do município é fomentar a comercialização dos produtos dos pequenos agricultores rurais através do Projeto Paraná Mais Cidades – do Governo do Estado. O projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – SEAB oferece disponibilidade orçamentária/recursos para projetos que visam à implementação de ações e políticas de desenvolvimento rural sustentável, em benefício da agricultura familiar da região.

O diretor do Departamento Municipal de Agropecuária, Celso Vedam, observa que o Departamento de Operação Agroalimentar de Curitiba tem vasta experiência na organização de feiras livres – são 88 feiras que operam diariamente em vários bairros de Curitiba.

A equipe de Campo Largo visitou a feira do bairro Alto da Glória, na cidade vizinha, e constatou que a diversidade dos produtos comercializados atrai cerca de 10 mil pessoas, somente neste espaço. São comercializados hortifrutigranjeiros, frios, carnes, pescados, massas, biscoitos, cereais, alimentos prontos para consumo, produtos orgânicos e uma linha de confecções e acessórios como luvas, meias, brinquedos, cosméticos, entre outros produtos.

Outra feira visitada foi a Feira Orgânica do Passeio Público, onde 3 mil pessoas circulam por uma paisagem ímpar e ao som de músicos locais; são 66 barracas com variedade em alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, promovendo a comunidade e potencializando um segmento cada vez mais procurado pela população.

O diretor Vedam ainda ressalta que a padronização das barracas nas duas feiras visitadas é motivo de elogios: “suas cores bem distribuídas dão um toque de modernidade, organização e limpeza”.

Além da visita técnica, os servidores do Departamento de Operação Alimentar de Curitiba contaram suas experiências com os produtores rurais e deram dicas para uma coordenação eficaz, apontando como regra base a harmonia entre os feirantes e a população.

A visita proporcionou uma capacitação que será mantida entre as prefeituras vizinhas com palestras sobre novidades, atualizações, medidas sanitárias e perfil para negócios, através do conhecimento ministrado pelo Coordenador Técnico de Curitiba, Luiz Mascow, que também se disponibilizou receber produtores de Campo Largo que queiram conhecer as feiras da capital paranaense.