Grande Curitiba

Representantes do Sindseg PR/MS visitam “Muralha Virtual” que protege Campo Largo e poderá refletir no preço do seguro no município

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública - CIOSP é um projeto implantado em Campo Largo que integra as forças de segurança do município no combate à criminalidade, com apoio de um conjunto de câmeras espalhadas pela cidade formando a chamada "Muralha Virtual"
3 de dezembro de 2021 às 17:12
(Foto: Divulgação/PMCL)

Com Inteligência integrada, tecnologia e treinamento das equipes, o município tem conseguido reduzir a criminalidade vislumbrando até mesmo a baixa no valor do seguro em consequência da queda da sinistralidade. Segundo dados apresentados pelo secretário municipal de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, desde que o projeto foi implantado, há cerca de um ano, houve queda no número de furtos e roubos de veículos em mais de 80%.

O presidente do Sindicato das Seguradoras – Sindseg PR/MS, Altevir Prado, esteve pessoalmente conhecendo o sistema, acompanhado do diretor executivo do sindicato, Ramiro Dias, e do presidente da Comissão de Seguros Patrimoniais, Luiz Borba.

“Fiquei impressionado com o sistema e com os resultados. É um projeto de vanguarda que serve de exemplo para outros municípios. Com o monitoramento por câmeras e a sincronia das equipes, Campo Largo consegue checar a placa de veículos que entram e saem da cidade e, em caso de suspeita, a abordagem é imediata”, disse Prado.

Ainda segundo os dados do CIOSP, desde que o projeto foi implantado, foram 47 veículos furtados ou roubados recuperados, 4 veículos clonados abordados e recuperados, 83 pessoas detidas, 3 prisões por estelionato, 2 sequestros relâmpagos com vítimas libertadas, uma explosão de caixa eletrônicos evitada e 5 quadrilhas de roubo a residências presas.

O secretário de Ordem Pública no município, Samir Moussa, explica que o CIOPS contempla um avançado sistema que cruza banco de dados com a SESP/PR, com a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública, bloqueando qualquer veículo em qualquer uma das entradas ao município, com alerta de roubo/furto. Há também o cruzamento de dados dos cidadão foragidos da Polícia e monitoramento integral, 24 horas, de toda a cidade. “Campo Largo é pioneiro no Paraná com a implantação de um sistema tão avançado de Segurança Pública, como este. Fomos atrás de modelos e lideranças na área para efetivar ações e equipamentos que geram resultados espontâneos e reduzem drasticamente a criminalidade e a violência no nosso território”, completa o secretário.

A capital paranaense está desenvolvendo a implantação de sistema semelhante devido ao exemplo de ação pública efetiva desenvolvida em Campo Largo, na área da Segurança Pública, com a Muralha Virtual.

Fonte: https://sindsegprms.org.br