Grande Curitiba

Campo Largo contemplará Unidade de Saúde Laboratório por meio da estratégia PanificaSUS

A Unidade Básica de Saúde Itaboa será sede da Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde, com a finalidade de otimizar o fluxo do trabalho já realizado pela equipe técnica das UBS's locais
8 de dezembro de 2021 às 17:22

COM ASSESSORIAS – A expansão para todas as regiões do estado do Paraná foi anunciada no dia 31/08 deste ano, no evento “Saúde em Frente”, e, para continuidade das ações, a cerimônia de adesão à estratégia PlanificaSUS foi realizada no último dia 06/12 (segunda-feira).

O projeto é uma ação estratégica do Governo Estadual para contribuir na qualificação do atendimento ao paciente SUS, beneficiando a população com a otimização do fluxo de trabalho, através de mais recursos para exames laboratoriais, com maior agilidade, qualidade e segurança na prestação dos serviços de saúde.

No próximo dia 17/12 acontecerá uma capacitação com o início do I Encontro de Formação dos Tutores Municipais do PlanificaSUS Paraná, da 2ª Regional de Saúde (Metropolitana/Curitiba). A capacitação ofertará estratégias para monitorar e executar os serviços de saúde de forma integral, efetiva, com análises criteriosas e maior estrutura laboratorial.

O PROJETO – O PlanificaSUS Paraná tem como objetivo a organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde, utilizando a metodologia da Planificação da Atenção Primária à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, para o fortalecimento da organização da Rede de Atenção à Saúde, no Sistema Único de Saúde.

A estratégia “A Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde”, acrônimo PlanificaSUS, vem sendo desenvolvida desde 2018 pelo Hospital Israelita Albert Einstein, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, e tem como objetivo implantar a metodologia da PAS em regiões de saúde em 18 unidades federativas, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde e contribuindo para a organização da Rede de Atenção à Saúde.

O PlanificaSUS reúne um conjunto de ações educacionais, baseadas em metodologias ativas, sendo desenvolvidas a partir de atividades de alinhamento conceitual (workshops) e implantação de processos de melhoria contínua (processo de tutoria), voltados ao desenvolvimento de competências necessárias para uma correta operacionalização de uma determinada rede, com foco na necessidade dos usuários sob sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Faz parte deste trabalho, também, apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde no planejamento, operacionalização e monitoramento e controle das etapas, para gerenciamento da estratégia e organização dos macroprocessos que fazem parte da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada.

A secretária de Saúde de Campo Largo, Danielle Fedalto, explica que Campo Largo é município contemplado e que as equipes de saúde têm acesso às estratégias do PlanificaSUS para aprimorar os serviços prestados aos pacientes do SUS, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde locais. “A metodologia é inserida principalmente no serviço laboratorial e nos ajuda a otimizar tempo e trabalho”, disse a secretária.

Para saber mais sobre projetos PROADI-SUS, acesse: https://hospitais.proadi-sus.org.br