Professores da educação especial recebem formação para uso das salas com recursos multifuncionais

COM ASSESSORIAS – Professores da Educação Especial da rede municipal de ensino participaram de uma grande capacitação realizada pela Secretaria de Educação. Foram dois encontros na virada do mês referentes ao Plano de Atendimento Educacional Especializado que, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e Instrução nº 09/2018 – SUED/SEED, se dá por meio das Salas de Recursos Multifuncionais. Os workshops abordaram atividades práticas envolvendo jogos, brincadeira, música e atividades de exploração de materiais impressos diversificados que podem ser utilizados pelos professores nestas salas.
Para atuar nelas os professores devem ser especialistas em Educação Especial, ou seja, que trabalham com alunos cujos diagnósticos são de deficiência intelectual ou neuromotora, transtornos funcionais específicos ou transtornos globais de desenvolvimento. Essa atuação exige contínua qualificação dos educadores.
O espaço físico das Salas de Recursos Multifuncionais é organizado com mobiliários acessíveis, recursos de tecnologia assistiva, materiais e jogos didáticos, recursos pedagógicos e tecnológicos, atividades lúdicas, exploração de diferentes texturas, jogos e materiais produzidos pelos próprios estudantes (com materiais recicláveis).
Segundo a Divisão de Educação Especial do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, busca-se estimular a autonomia dos estudantes dentro e fora da escola e eliminar as barreiras que possam obstruir o processo ensino/aprendizagem. O diferencial das salas e da qualificação dos professores é justamente disponibilizar espaço para desenvolver as funções psicológicas superiores, como memória, atenção, concentração, os aspectos sociais, psicomotores e socioafetivos, complementando ou suplementando a escolarização. Isso possibilita melhoria na qualidade do ensino e a inclusão dos estudantes na rede regular de ensino.
Atualmente, a rede municipal de Campo Largo dispõe de 23 dessas salas, distribuídas em polos nas seguintes escolas do município: 1º de Maio, Professora Almede Baridotti Galdino, Carlos Drummond de Andrade, Dona Fina, Hans Hernst Schmidt, José Alexandre Sávio, Luiza Gonçalves Monteiro, Madalena Portella, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Padre Natal Pigatto, Reino da Loucinha, Vereador José Andreassa e Escolas Municipais do Campo Augusto Pires de Paula, Nicolau Morais de Castro e Luiz Rivabén. Ao todo estão sendo atendidos 140 estudantes.
Hoje a Prefeitura de Campo Largo atende aproximadamente 140 alunos e conta com 23 dessas salas, dentro de 16 escolas.