Grande Curitiba

Prefeitura alerta para focos de Esporotricose na região do Distrito Ferraria

Saiba mais sobre a zoonose e como participar do Castramóvel para ajudar na sua prevenção
5 de maio de 2022 às 17:26
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a região da Ferraria está sendo monitorada pelo departamento de Vigilância em Saúde, devido a uma doença que apresenta focos na região e que se chama Esporotricose.

Tal doença é um tipo grave de micose que acomete, principalmente, os gatos, mas também pode ser transmitida para o ser humano e provoca graves lesões de pele. O animal se contamina com o fungo Sporothrix schenckii no contato das suas garras com material orgânico em decomposição, contaminado no solo e em cascas de árvores. Então, uma vez contaminado, gato ou cachorro pode transmitir o fungo para outros gatos ou cachorros, para as pessoas e também a outras espécies, através de arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada.

A Esporotricose é uma zoonose de relevância à saúde pública, incluída na lista nacional de Notificação Compulsória de Doenças, de acordo com a portaria nº 264 do dia 17 de fevereiro de 2020. Também segundo o documento, o tratamento da doença e a prevenção nos animais são as principais medidas de controle da propagação nas espécies suscetíveis e, portanto, na disseminação ao ser humano.

No distrito Ferraria houve um crescente número de casos notificados em felinos, e já surgem casos em cães e humanos. Então o departamento está trabalhando em medidas de prevenção da doença que envolvem a busca ativa de casos, o tratamento dos animais e das pessoas acometidas, bem como manejo populacional e comportamental dos animais.

Sendo assim, a campanha do Castramóvel, já em vigor desde o início de abril, também é muito importante nesse processo, afinal a castração e a guarda responsável dos animais são medidas essenciais a serem adotadas na prevenção dessa doença, como forma de manejo das populações de animais na localidade. É tomando essas medidas que será possível reduzir comportamentos que predispõem à transmissão do fungo como perambulação, brigas e demarcação de território.

Por isso, o desenvolvimento e execução do mutirão de castração em unidade móvel neste ano inicia na Ferraria e está previsto para os próximos meses. É devido à necessidade do controle mais emergencial da doença, em face ao quadro epidemiológico de ocorrência na região.

Convidamos todos os moradores a exercerem a guarda responsável de seus bichinhos participando da campanha com a castração de cães e gatos entre 6 meses e 8 anos. Ela segue na fase de cadastramento e, para participar, é preciso se cadastrar. Acesse o formulário online.

Também já ocorreu um cadastramento presencial no mês passado e, em breve, outros pontos temporários serão divulgados, conforme dia e horário. Separe essas documentações para participar: RG, CPF e cópia do comprovante de endereço. E acompanhe nossas divulgações nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.